Stálin

Stálin Simon Sebag Montefiore


Compartilhe


Stálin


A corte do czar vermelho




Uma pesquisa no Google com as palavras ''Stálin, biografia'' revela a existência de quase 1 milhão de sites (mais de vinte mil em português). Qual o sentido então de escrever e publicar mais uma biografia do famigerado líder soviético? A resposta é simples: além de desencavar memórias e diários inéditos de personagens importantes e de entrevistar os sobreviventes e descendentes dos poderosos da era stalinista, o jornalista e escritor inglês Simon Sebag Montefiore beneficiou-se da recentíssima liberação de cartas, bilhetinhos, anotações nas margens de documentos e livros, minutas de reuniões, agendas e papéis que passavam todos os dias pela escrivaninha de Stálin, em muitos dos quais ele deixava sua marca de aprovação, reprovação ou escárnio. Com isso, pôde revelar a intimidade do poder que até agora permanecia envolta em mistério e mostrar sua face mais humana, embora nem sempre menos brutal.

Montefiore oferece um retrato nuançado de Stálin: leitor compulsivo, apreciador de música e cinema, burocrata minucioso e infatigável, pai rígido, marido desesperado com o suicídio da esposa, político suspeitoso e paranoico, implacável com possíveis inimigos e concorrentes, e líder disposto a sacrificar qualquer coisa - família, amigos, camaradas e milhões de camponeses e soldados - em nome do ideal comunista. E traz para o primeiro plano o que chama de ''magnatas'', os membros do círculo íntimo do poder - Mólotov, Vorochílov, Mikoian, Khrushchov e muitos outros -, que, como uma grande família, participavam de longos jantares e intermináveis bebedeiras, em que decidiam assuntos de Estado e compartilhavam a responsabilidade pelo terror.

Montefiore relata em detalhes os bastidores das grandes decisões políticas e diplomáticas, ao mesmo tempo em que penetra na ''cozinha'' dos poderosos, revelando as preocupações cotidianas com a saúde, as férias, os filhos, ou o disse-me-disse muitas vezes mortal dos corredores do Kremlin. No fim, temos a imagem detalhada e completa da grande máquina montada para implantar o comunismo a ferro e fogo, aquela que, como admitiria Khrushchov mais tarde, deixou todos ''com sangue até os cotovelos''.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Stálin

Similares

(61) ver mais
A Queda dos Romanov
O jovem Stálin
Stalin
Stalin

Resenhas para Stálin (35)

ver mais
Interior de uma mente sombria
on 5/8/23


Biografia definitiva de um gênio do mal. Personalidade traiçoeira, desconfiada, paranóica. O amor pelo outro que, às vezes, ele sentia era, quase sempre, convertido em ódio instantaneamente. Homem político, integralmente devotado ao partido. E o partido visto como a sede da sua religião secular, da promessa do paraíso em vida. Não havia perdão para quem atravessasse o seu caminho, contrariasse suas maquinações. Nem os familiares escaparam do Terror, da escalada arbitrária e sanguinári... leia mais

Estatísticas

Desejam114
Trocam1
Avaliações 4.4 / 115
5
ranking 59
59%
4
ranking 28
28%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

57%

43%

Flavia
cadastrou em:
23/01/2009 15:18:06
Blendon Moreira
editou em:
27/04/2024 00:30:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR