1824

1824 Rodrigo Trespach




PDF - 1824


Em 1824, o historiador e escritor Rodrigo Trespach narra a chegada dos imigrantes de língua alemã ao Brasil e a formação das primeiras colônias no século XIX. O livro mostra como os alemães participaram da instalação das nossas primeiras colônias agrícolas, do surgimento da igreja protestante brasileira e até mesmo de um plano para assassinar d. Pedro I. Por meio de
documentos e diários de viagem, Trespach insere uma vasta pesquisa histórica numa envolvente narrativa que conta uma história fascinante e pouco conhecida sobre a formação do Brasil.

Em agosto de 1822, José Bonifácio, o principal conselheiro político de d. Pedro I, entregou instruções secretas ao médico Anton von Schaeffer – amigo de d. Leopoldina, a futura imperatriz do Brasil – e o enviou à Europa com a missão de visitar as principais cortes alemãs, angariar apoio à causa brasileira e pedir que mandassem para os trópicos, o mais breve possível, colonos e principalmente soldados alemães para a guerra da independência
brasileira, que se aproximava. Dois anos depois, eles começaram a chegar. O idealismo de Bonifácio e o pragmatismo de Schaeffer iriam modificar completamente a maneira como o Brasil havia tratado os projetos de colônias até então.

A data do título refere-se ao momento da criação da primeira colônia não lusitana no Brasil. Eram 39 pessoas, entre homens, mulheres, jovens e crianças, que chegaram em pequenas embarcações a uma porção de terra próxima ao rio dos Sinos, perto de Porto Alegre. Entre pedreiros, carpinteiros e agricultores, esse grupo – composto por alguns católicos e muitos protestantes – viajou mais de cinco meses por mar e terra, por lagunas e rios.

Ainda em 1824, um segundo grupo com mais de 80 pessoas chegou a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, colônia fundada pela primeira leva de imigrantes. Mas essa história não se restringe à região sul. Até o fim do Primeiro Reinado (1822-1831), mais de 5 mil alemães desembarcariam no mesmo local e outros tantos se espalhariam pelo Brasil, multiplicando as colônias pelo Sul e pelo Sudeste.

Viajando pela conturbada história da Europa e da América do Sul do início do século XIX, Rodrigo Trespach entrelaça, através de cartas pessoais, documentos e uma vasta bibliografia, a vida de líderes políticos, cientistas, militares, aventureiros e visionários com a de artesãos e camponeses – arruinados, marginalizados e desesperançosos depois das guerras napoleônicas, das revoluções sociais e tecnológicas.





1824

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para 1824 (10)

ver mais
Ótimo livro. Perfeito para conhecer o verdadeiro interesse da vinda dos imigrantes alemães para o Brasil e uma riqueza de detalhes sobre a imigração como um todo....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR