A bailarina da morte

A bailarina da morte Lilia Moritz Schwarcz




PDF - A bailarina da morte


No início do século XX, uma doença chegou ao Brasil a bordo de navios vindos da Europa. A gripe espanhola, como ficou conhecida a explosão pandêmica de uma mutação particularmente letal do vírus H1N1, matou dezenas de milhares de pessoas no país e cerca de 50 milhões no mundo inteiro.
Altamente contagiosa, a moléstia atingiu todas as regiões brasileiras. A "influenza hespanhola" paralisou a economia e desnudou a precariedade dos serviços de saúde. Disputas políticas e atitudes negacionistas de médicos e governantes potencializaram o massacre, que vitimou sobretudo os pobres. Iludida por estatísticas maquiadas e falsas curas milagrosas, a população ficou à mercê do vírus até o súbito declínio da epidemia, no começo de 1919.
A partir de um vasto acervo de fontes e imagens da época, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling recriam o cotidiano da vida e da morte durante o reinado de terror da "gripe bailarina", uma das maiores pandemias da história.





A bailarina da morte

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A bailarina da morte (6)

ver mais
A bailarija da morte: a gripe espanhola no Brasil (2020)


De Lilian Schwarcz e Heloisa Starling, o livro é bem competente. Escrevem, a partir dos achados da época (diários, jornais, etc) sobre o avanço da epidemia no Brasil, com capítulos específicos para Recife, Salvador, RJ, SP e Belém/Manaus (bem descritivos, incluindo um pouco do contexto político e social da época); com um adicional no qual discutem as causas da morte do então presidente eleito, mas não empossado, Rodrigues Alves (talvez a seção mais interessante e melindrosa). São tri...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR