A Escola e o Conhecimento

A Escola e o Conhecimento Mario Sergio Cortella




PDF - A Escola e o Conhecimento


Este livro é resultante da última tese de doutoramento orientada por Paulo Freire, e sobre ela escreveu o Mestre em março de 1997: "Boa tese nem é a que, com ares de fácil, se entrega, sem nenhum, obstáculo ao leito, nem se fecha à produção de sua compreensão. Boa tese é que, desafiando o leitor, provoca nele a alegria de lê-la. Esta é assim."

Inspirado na "sedução da esperança", da qual Paulo Freire é a gênese, este livro de Mario Sergio Cortella tem como "objetivo central" analisar a questão do Conhecimento no interior da Escola, do ponto de vista de alguns de seus fundamentos epistemológicos e políticos (enquanto produção e apropriação da Cultura), de modo a subsidiar as educadoras e os educadores na reflexão sobre o "sentido social concreto" do que fazem.

Sumário: Introdução. 1. Humanidade, cultura e conhecimento; 2. Conhecimento e verdade: a matriz da noção de descoberta; 3. A escola e a construção do conhecimento; 4. Conhecimento escolar: epistemologia e política; 5. Conhecimento, ética e ecologia. Bibliografia.





A Escola e o Conhecimento

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Escola e o Conhecimento (5)

ver mais


Acredito que Cortella seja um dos grandes pensadores dessa nossa geração. O cara tem uma escrita rápida, focada, sem perambulações. Como futuro professor que quero ser, deixo aqui meu trecho favorito da obra, pois reflete exatamente o meu sentimento: Porque somos educadores? Por que dedicarmos toda uma existência a essa atividade cansativa, econômica e socialmente prejudicada e desvalorizada, entremeada de percalços? Por causa da paixão. A paixão pela ideia irrecusável de que gente f...