A Estrutura das Revoluções Científicas

A Estrutura das Revoluções Científicas Thomas Kuhn




PDF - A Estrutura das Revoluções Científicas


Thomas S. Kuhn iniciou sua carreira universitária como físico teórico. As circunstâncias levaram-no ao estudo da história e a preocupações de natureza filosófica. Trajetória incomum, que este livro de certa forma sintetiza e que explica seu caráter polivalente. Múltiplas áreas, desde as exatas até as humanas, convergem para as agudas análises, que levam o autor, questionando dogmas consagrados, a ver o progresso da ciência não tanto como o acúmulo gradativo de novos dados gnosiológicos, e sim como um processo contraditório marcado pelas revoluções do pensamento científico. Tais revoluções são definidas como o momento de desintegração do tradicional numa disciplina, forçando a comunidade de profissionais a ela ligados a reformular o conjunto de compromissos em que se baseia a prática dessa ciência. Um dos aspectos mais interessantes de A Estrutura das Revoluções Científicas é a análise do papel dos fatores exteriores à ciência na erupção desses momentos de crise e transformação do pensamento científico e da prática correspondente.





A Estrutura das Revoluções Científicas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Estrutura das Revoluções Científicas (39)

ver mais


Queria finalizar o ano com mais uma leitura desse livro. Tive tempo e consegui fazer a leitura da maneira que mais gosto: bem aos poucos, sem pressa alguma, aproveitando bem cada parágrafo. Kuhn tem sido um companheiro de longa data. Foi com esse livro que comecei a brincar de fazer filosofia e tentar compreender o mundo e o mundo que há em mim. Foi nesse livro que consegui compreender que há uma dimensão no fazer científico que faz toda a diferença: a dimensão política. Kuhn me ...