A invenção do cotidiano

A invenção do cotidiano Michel de Certeau




PDF - A Invenção do Cotidiano


"A invenção do cotidiano" estabelece uma nova abordagem de pesquisa para a chamada "cultura popular", através da grande inteligência e argúcia de Michel de Certeau. Partindo da organização de um grupo de pesquisa que visava a levantar informações sobre as diversas "maneiras de fazer" da vida ordinária, Certeau mobiliza autores como Sigmund Freud, Ludwig Wittgenstein, Michel Foucault e Pierre Bourdieu para criar uma nova visão sobre a cultura: no lugar de preocupar-se com "o que" as pessoas comuns produzem culturalmente, Certeau se pergunta "como" essas pessoas produzem cultura - uma cultura "noturna", às escondidas, que invisivelmente subverte os mandos e desmandos das instituições de poder e ordem, dando seus "golpes" na estrutura instituída.





A invenção do cotidiano

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A invenção do cotidiano (4)

ver mais
Pensamento profundo e bem articulado! Gênial!


“A invenção do Cotidiano” é um livro pioneiro nesse exercício de desvendar as práticas culturais contemporâneas, vistas aí, não mais do ângulo elitista da razão técnica e produtivista, mas pelo lado mais fraco da produção cultural: o da recepção anônima, da cultura ordinária, da criatividade das pessoas comuns. Para além de certa vertigem populista, por aí já se vê que estamos diante de um livro difícil que não se contenta em definir, ingenuamente, o popular através do povo e/ou vice-...