A norma oculta

A norma oculta Marcos Bagno




PDF - A norma oculta


Dora Kramer (Jornal do Brasil, 10/11/2002): "Dúvida pertinente: até quando será considerado politicamente correto ignorar que o presidente eleito do Brasil comete crassos e constantes erros de português?".

"A norma oculta" aprofunda o estudo das relações entre língua e poder no Brasil e avança para a afirmação de que o preconceito linguístico na sociedade brasileira é, na verdade, um entranhado preconceito social. Bagno lança um olhar inquiridor sobre a história da constituição das línguas para desvendar nossa realidade sociolinguística. Seu recurso à história se funde com a pesquisa sociolinguística e a crítica corajosa do rótulo de "erro", aplicado sempre com inquisitorial rigor, mas segundo critérios bem relativos, por aqueles que se consideram a casta letrada, incumbida de defender a pureza estática da língua. Exemplo disso são as reações de expoentes da imprensa nacional ao modo de se expressar do primeiro operário nordestino eleito para a presidência da República.

Inclui bibliografia.





A norma oculta

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A norma oculta (4)

ver mais
FICHAMENTO


1. Identificação Bibliográfica. BAGNO, Marcos. A Norma Oculta: língua & poder na sociedade brasileira. 7ª ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2007. 2. Objeto. O norma culta, a língua e o poder da mídia na sociedade brasileira. 3. Objetivos. “[...] a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república em 2002 fez ressurgir, sobretudo na mídia impressa, os velhos alarmes apocalípticos sobre a 'ameaça' que representaria para a própria 'sobrevivência' da língua a ascensão ao...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR