As Troianas

As Troianas Eurípides




PDF - As Troianas


A peça As Troianas, de Eurípides (c. 480-406 a.C.), “o mais trágico dos poetas”, trata do destino das mulheres de Troia após a derrota da cidade para os gregos, ao final da famosa guerra imortalizada por Homero na Ilíada.
Aprisionadas pelas tropas lideradas por Agamêmnon, as protagonistas da peça lamentam seus infortúnios tendo Hécuba, a rainha troiana, como figura central. Entram em cena Cassandra, a princesa e vidente que foi violada por Ájax Oileu no templo de Atena (o que gerou a revolta desta deusa contra os gregos, abordada no prólogo da tragédia), Andrômaca, mulher do herói troiano Heitor (morto por Aquiles), e Helena, esposa de Menelau, cujo rapto pelo príncipe troiano Páris foi a causa mítica da Guerra de Troia.
Encenada em 415 a.C. em Atenas, menos de um ano depois dos habitantes da ilha de Melos terem sido massacrados e escravizados pelos atenienses, a peça acabou se tornando um libelo contra as atrocidades da guerra, algo comentado desde Plutarco, no século II. A presente edição, bilíngue, traz a primorosa tradução de Trajano Vieira e textos críticos de Jean-Paul Sartre (que adaptou a peça após a guerra da Argélia) e do helenista britânico Chris Carey.





As Troianas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos As Troianas (1)

ver mais
As Troianas, de Eurípedes, e o mito de Cassandra

As Troianas, de Eurípedes, e o mito de Cassandra


Resenhas para As Troianas (42)

ver mais
Tragédias gregas e a dor no peito que fica depois de ler


Tem que ter fôlego pra ler esses clássicos gregos, mas no final tudo faz sentido. Não dá pra ler teatro contemporâneo sem fazer associação aos clássicos, sejam eles quais forem. As Troianas é especialmente bom porque é uma tragédia aos olhos dos personagens que ficam fora das grandes ações épicas, mas não perdem sua importância. As mulheres que veem seus filhos e maridos mortos, que matam, que são mortas etc. têm muito pra contar. Mutcho bom ;)...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR