As Troianas

As Troianas Eurípides

Resenhas - As Troianas

M. Candido 05/05/2024

O terrível saque de Tróia
Nessa peça acompanhamos Hécuba (rainha de Tróia) vendo a sua cidade sendo saqueada e as suas filhas sendo mortas e escravizadas.

É um ótimo complemento para Ilíada, já que vemos o desfeixo de alguns personagens que aparecem em Homero.

A mitologia grega mostra muito bem o terror que a guerra traz, principalmente nos poemas do ciclo troiano.

A guerra é horrível e é uma pena que nós, mesmo dois mil anos depois, ainda vivemos isso.

Rafael1906 04/03/2024

Não julgueis ninguém feliz enquanto vive.
Uma das tragédias mais lidas em todos os tempos, "as troianas" narra a divisão das mulheres como despojos da finalmente encerrada guerra de Tróia. Hecuba, a rainha da então derrotada terra lamenta, chora e sofre a dor de perder o rei, seu marido, os filhos e filhas, as noras e o neto, condenado a morrer sendo jogado de um penhasco.
Ninguém pode dizer que foi feliz. Hecuba e as troianas são a prova disso. Perderam uma guerra em que Helena era o prêmio maior.

Blonde Venus 19/01/2024

Leitura Incrível
Muito se fala do lado grego, mas Eurípides deu voz aos que perderam a guerra. E o crucial: mostrou como em guerras o sabor mais amargo sempre fica com as mulheres. Trecho que gostei:

"E insensata a criatura que se alegra
com um momento de felicidade e o julga
interminável, pois a sorte, sempre incerta,
é igual ao homem delirante que em seus transes cai para um lado agora, depois para o outro.
Quem poderá dizer que sempre foi feliz?"

Davidson.Chagas 28/03/2023

Ainda não sei...
A peça expõe as tristes consequências da guerra de Tróia, onde homens e crianças morreram, as mulheres foram levadas como escravas (ou para casarem com gregos).
Foi uma leitura muito densa. Ainda não sei se digeri a leitura, mas com certeza não foi tão envolvente. Não existe ação alguma nessa tragédia. Contudo, vejo como uma leitura importante para criar novos pensamentos e perspectivas.

Lucas 14/02/2023

Primeiro do ano
Resenha para dizer que não gostei da peça de teatro do Euripides. Talvez pelo motivo de eu não ter lido com foco, mas enfim, quem sabe no futuro uma nova chance.

Monique 27/07/2022

Talvez esse livro seja a coisa mais chata que eu já li na vida. Ruim, longo, denso pesado e sem graça.

Tatá 17/07/2022

“Os deuses morrerão junto com os homens”
Confesso que essa peça não foi uma das mais envolventes do Eurípides pra mim. Contudo, a fineza de raciocínio dele é impressionante, sempre. Gostei de alguns dos comentários pós peça, me fazendo observá-la por múltiplas perspectivas: de acordo com Ruth Scodel, essa peça mostra a consciência da fragilidade das pessoas e de como os destinos humanos mudam, ou seja, nada é permanente. Tróia era forte, requisitada, prestigiada e se acabou no fogo, queimada e destruída. Bárbara Goff também traz um ponto de vista marcante na obra: como a derrota e a vitória não se diferem uma da outra, reforçando ser uma peça muito crítica em relação as guerras. Edith Hall diz sobre como Eurípides traz o contexto de guerra para a situação das mulheres, em como elas são barbarizadas no processo e qual o seu efeito na experiência feminina. Por último, a frase que utilizei como título foi a do Sartre, que mostrou como no fim do dia, a peça termina no niilismo, e reforça isso ao citar a frase de Poseidon: “todos vocês morrerão”.

Poly 01/06/2022

"Jamais julgueis alguém feliz enquanto vive"
O que aconteceu depois da ruína de Tróia? Só mais desgraças, eu garanto!

O que Hécuba (rainha de Tróia), falou para Helena depois dos acontecimentos decorrentes aos seus atos impensáveis:

- "E tu não és filha do grande Zeus, Helena!
És filha de diversos pais, não tenho dúvidas:
do Ódio, da Perversidade, Crime e Morte
e todas as calamidades deste mundo!
Nunca, jamais terei a audácia de dizer
que tu tiveste Zeus por pai! Jamais, demônio
funesto a tantos bárbaros e gregos! Morre!
Sim! Morre, tu, que foste com teus belos olhos
a causa do aviltante fim de nossa Tróia!"

Lua 27/01/2022

Amei!
Um livro tão pequeno porém muito intenso! Narra a história das troianas ao final da guerra. Cada uma com seu destino decidido pelos gregos vitoriosos.

Andre.Santana 25/01/2022

A Odisseia de Hebuca
Tragédia Grega escrita por Eurípides no período da Guerra do Peloponeso. Eurípides faz uma crítica social à situação bélica de Atenas de sua época através do "mito" da guerra de Troia. Eurípides denúncia às atrocidades cometidas pelos vencedores sobre vencidos e mostra o destino das mulheres Troianas que com a morte de seus filhos e maridos ficam a mercê dos caprichos dos líderes gregos. Uma peça que visualmente é bem impactante.

Beatriz.Linhales 07/09/2021

Tragédias gregas e a dor no peito que fica depois de ler
Tem que ter fôlego pra ler esses clássicos gregos, mas no final tudo faz sentido. Não dá pra ler teatro contemporâneo sem fazer associação aos clássicos, sejam eles quais forem.
As Troianas é especialmente bom porque é uma tragédia aos olhos dos personagens que ficam fora das grandes ações épicas, mas não perdem sua importância. As mulheres que veem seus filhos e maridos mortos, que matam, que são mortas etc. têm muito pra contar.
Mutcho bom ;)