Azul Quase Transparente

Azul Quase Transparente Ryu Murakami




PDF - Azul Quase Transparente


Best-seller repleto de sexo, drogas, rock ‘n’ roll e ultraviolência que construiu a reputação de Ryū Murakami em sua estreia chega para provocar os leitores
Best-seller lisérgico que transborda lirismo de poros adolescentes. Vultos lânguidos e aglomerados tentam afirmar sua existência diante do tempo fugaz mergulhados no universo do sexo, drogas e muito rock ‘n’ roll. Poesia e a ultraviolência japonesa emolduram as descobertas e os sentimentos sem limite. Uma obra inaugural repleta de verdade que fez o nome do ainda jovem Ryū Murakami se tornar uma das mais potentes e importantes vozes da literatura moderna japonesa.
Ryū, o alter ego e jovem protagonista de 19 anos, reside em um apartamento próximo a uma base militar americana no município de Fussa, na metrópole de Tóquio. Nesse local, ele compartilha com outros homens e mulheres um estilo de vida indulgente e instável, às margens da realidade.
Enquanto tudo ao seu redor parece estar mergulhado em caos e alucinação, Ryū mantém a postura de observador passivo. Ao mesmo tempo em que acompanha cenas de agressão com indiferença e imparcialidade, ele é capaz de contemplar com atenção os delicados movimentos de pequenos insetos, aguçando sua sensibilidade para perceber cada detalhe e sutileza das coisas. Sua atitude, buscando captar tudo ao seu redor, assemelha-se à de um bebê, de acordo com sua companheira Lilly. Vivendo em estado de torpor constante, Ryū submerge gradualmente em suas alucinações, dando vida a seus monstros e desejos. A mente do personagem funde o real, o irreal e o surreal, transformando as palavras em algo corpóreo, de beleza ímpar e libertação suja. Ao subverter o tempo ele passa a existir em todos os planos de sua consciência.
Azul Quase Transparente é o romance de estreia e obra representativa de Ryū Murakami, autor de Audição, publicado pela DarkSide® Books em 2022. Ele começou a escrevê-lo quando tinha 20 anos de idade e concluiu em 1976, aos 24 anos, enquanto era estudante na Universidade de Arte de Musashino. O polêmico e escandaloso enredo tem suas raízes nas experiências vividas pelo autor em uma casa militar americana em Fussa, e desde início o trabalho causou um impacto surpreendente no cenário literário.
Narrada pelo protagonista Ryū, a história apresenta fragmentos do cotidiano desses jovens desiludidos e alienados da sociedade japonesa, tudo retratado através de uma escrita uniforme e objetiva. Em vários momentos, o texto narrativo e os diálogos se sobrepõem, refletindo o estado conturbado e a dinâmica dos seus atos alucinantes e desmedidos. Além da alta dosagem de lisergia e libido, a música também é fundamental na vida dos protagonistas e, ao lado do rock ‘n’roll de bandas como The Doors e Rolling Stones, outro nome homenageado na trama é o Luiz Bonfá, diferentemente do que aconteceu com o artista pop Gotye, que usou sem autorização trecho de música do brasileiro e foi obrigado a dividir os direitos autorais com ele.

Azul Quase Transparente conquistou o 19º Prêmio Gunzō e o 75º Prêmio Akutagawa, concedidos a escritores iniciantes. Durante a seleção deste último prêmio, as descrições explícitas de sexualidade e violência contrastando com a poéticas e o conceito deste romance teriam gerado um debate acalorado entre o corpo de jurados, dividindo opiniões.
A obra recebeu aclamação tanto no Japão quanto no mundo, com quase 4 milhões de cópias vendidas, tornando-se o trabalho de maior tiragem entre os ganhadores do Prêmio Akutagawa. Em 1978, o livro foi adaptado para o cinema, com direção do próprio autor. Segundo Murakami, todas as temáticas e questões abordadas em suas produções literárias posteriores estão inseridas em Azul Quase Transparente, o que fazem desta obra seminal um excelente ponto de partida para desbravar seu universo transgressor e inquietante.





Azul Quase Transparente

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Azul Quase Transparente (1)

ver mais
Azul quase transparente ? Murakami, Ryu ? Darkside

Azul quase transparente ? Murakami, Ryu ? Darkside


Resenhas para Azul Quase Transparente (13)

ver mais
Insano


Após algumas leituras de obras asiáticas - livros coreanos e japoneses, no geral -, decidi dar uma chance a ?Azul quase transparente?, depois de chamar a minha atenção com a boa avaliação no próprio site da editora (darkside). É completamente diferente de tudo que eu já li. O livro narra a história de um grupo de jovens no Japão, que não veem perspectiva alguma na vida. São cenas bastante explícitas de sexo e drogas ao longo da narrativa e a sua escrita é igualmente confusa, muito p...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR