Brasil e Argentina

Brasil e Argentina Boris Fausto




PDF - Brasil e Argentina


Ao contrastar a história de duas nações tão distintas em suas semelhanças como Brasil e Argentina, é inevitável estabelecer uma série de paralelos. Mas até que ponto é válida a identificação dos populismos de Perón e Getúlio Vargas ou dos desenvolvimentismos de Frondizi e Juscelino Kubitschek, das ditaduras militares, com suas guerras sujas e suas feridas malfechadas, ou da eterna alternância de crises e planos econômicos, ora de salvação, ora de normalização? Por outro lado, é sempre tentador fazer drásticas distinções no campo social e político que podem cristalizar-se em estereótipos empobrecedores.

Encarando esses riscos de frente, Boris Fausto e Fernando J. Devoto exploraram mais de 150 anos de história argentina e brasileira numa análise dialogada em que os limites e as possibilidades de aproximações e distinções são problematizados com acuidade e coragem. O resultado é um inédito panorama das duas realidades, cujo contraste revela com renovada nitidez fatos e aspectos muitas vezes esmaecidos pelo hábito do olhar. Com este livro, ganha a história comparada em geral e a de ambos os países, em particular. E ganha o leitor dos dois lados da fronteira, que verá com outros olhos o que há além e aquém dela.





Brasil e Argentina

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Brasil e Argentina (2)

ver mais
Desencontros de irmãos


Seja qual for o futuro imediato do Mercosul, as realidades brasileira e argentina continuam a convergir. Apesar das desconfianças, preconceitos, bairrismos e miopias, os dois países são cada vez mais semelhantes e necessitam cada vez mais um do outro. "Brasil e Argentina: ensaio de história comparada" do historiador brasileiro Bóris Fausto e do colega argentino Fernando Devoto, abre outra linha de comunicação entre os dois países, em cujos bancos escolares raramente se pôde aprender ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR