Breviário de Decomposição

Breviário de Decomposição Emil Cioran




PDF - Breviário de Decomposição


Primeiro livro escrito em francês pelo filósofo romeno, Breviário de Decomposição é uma excelente introdução à obra do mestre, cujo primeiro ensaio, Nos Cumes do Desespero, editado em 1934, valeu ao autor o Prêmio dos Jovens Escritores Romenos.



Lado a lado com uma irada crítica ao fanatismo, o livro traz uma retomada da temática mística, tratada anteriormente em Das Lágrimas e dos Santos, texto de 1937.



O estilo do filósofo concentra poesia e prosa, precipício e altura, desesperança e lucidez que atinge neste livro os limites de uma radicalidade existencial a um só tempo consciente e arrebatada. Uma meditação sobre o homem e a sociedade, e também "um catálogo frenético de nossos instintos assassinos".



As idéias nascem puras, neutras. O homem lhes dá vida, força, vigor. E projeta suas faíscas, suas loucuras. É aí que se consuma a passagem da lógica à epilepsia. É assim que surgem as mitologias, as doutrinas, as farsas sangrentas; momentos de intolerância ou proselitismo que revelam as profundezas do entusiasmo. Esse é, em resumo, o pensamento de Cioran em Breviário de Decomposição, um verdadeiro código do desespero.





Breviário de Decomposição

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Breviário de Decomposição (6)

ver mais


Incisivo, destruidor e impiedoso....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR