Capitalismo e escravidão

Capitalismo e escravidão Eric Williams




PDF - Capitalismo e escravidão


Este livro é um dos marcos fundadores da historiografia sobre a escravidão negra nas Américas, com grandes desdobramentos nos estudos sobre a história do Brasil. Eric Williams foi o primeiro autor a relacionar de modo sistemático a formação do capitalismo inglês à escravização em massa dos africanos no Novo Mundo. Publicado no final da Segunda Guerra, o livro abriu caminho para toda uma linhagem de investigações sobre o problema do desenvolvimento desigual na arena da economia mundial capitalista, ao combinar a abordagem econômica da história a fortes argumentos morais.
Com base em uma perspectiva profundamente inovadora, pioneira em apontar como os processos históricos desenrolados no espaço atlântico constituíram uma unidade orgânica, Williams inscreveu a escravidão no cerne da gênese do mundo moderno. Em nova tradução para o português, o livro prova manter a capacidade de gerar debate - e de instigar a imaginação histórica.





Capitalismo e escravidão

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Capitalismo e escravidão (4)

ver mais
O problema é a estrutura


Serei breve na minha colocação aqui. O livro não aborda a origem do racismo, não aborda as diferenciações de tratamento social - não com tanto aprofundamento, mas aborda a importância e as contradições do comércio escravo entre os sécs XVII E XVIII e a luta pelo seu fim no século XIX. Quando hoje falamos em ?racismo estrutural? usamos essas duas palavras como cortina de fumaça para um problema maior, a estrutura que originou e perpetua esse fenômeno até os dias de hoje: a estrutura cap...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR