Cidade de muros

Cidade de muros Teresa Pires do Rio Caldeira




PDF - Cidade de muros


O aumento dramático da violência em São Paulo nos últimos anos tem como contrapartida o fracasso da justiça e da polícia em combater a violência e a criação de formas inéditas de discriminação social. Cidade de muros analisa em detalhes a maneira pela qual crime, medo e desrespeito aos direitos dos cidadãos associaram-se a transformações urbanas em São Paulo, produzindo um novo padrão de segregação espacial durante as duas últimas décadas.

Tal combinação de violência cotidiana e falência institucional tem sérias consequências: a privatização da justiça e da segurança, o apoio a ações ilegais e violentas da polícia, e a reclusão de segmentos da sociedade em enclaves fortificados. O resultado é a fragmentação do espaço público, a valorização da desigualdade e o incentivo ao preconceito em relação a vários grupos sociais. Fatores que, na argumentação da autora, representam os principais desafios à consolidação da democracia e do estado de direito no Brasil.





Cidade de muros

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Cidade de muros (3)

ver mais
Processo de Segregação nas Cidades Contemporâneas


A antropóloga Teresa Caldeira traz nessa obra uma análise bastante aprofundada do processo histórico de segregação das cidades contemporâneas - usando como objeto de estudo no Brasil - a cidade de São Paulo . Do processo centro x periferia para o surgimento de um novo processo classificado como "proximidades e muros" no qual se refere o título do livro. É excelente para quem deseja entender sobre o processo de segregação das cidades e as suas faces conjuntas (violência e desigualdade)....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR