Curuguaty - Carnificina para um Golpe

Curuguaty - Carnificina para um Golpe Leonardo Wexell Severo




PDF - Curuguaty - Carnificina para um Golpe


Há exatamente quatro anos (neste 15 de junho de 2016) ocorria em Marina Kue, Curuguaty, no Paraguai, um massacre que resultou na morte de 17 pessoas, 11 camponeses e seis policiais.

As terras públicas ocupadas pelos sem-terra “foram griladas pela família de Blas Riquelme, ex-presidente do Partido Colorado — o mesmo do ditador Alfredo Stroessner, que governou o país com mão de ferro durante 35 anos, entre 1954 e 1989 — e o promotor do caso é Jalil Rachid, filho de Blader Rachid, também ex-presidente do Partido Colorado”.

Da ação que resultou no massacre participaram 324 policiais com treinamento especializado, muitos treinados por militares norte-americanos e por técnicos da CIA, contra
60 camponeses, muitos deles mulheres, crianças e idosos.

Esse acontecimento foi usado pela direita para fazer através da imprensa uma campanha destruidora a fim de derrubar o governo nacionalista burguês de Fernando Lugo, através de um impeachment que foi aprovado no Parlamento sete dias depois.massacre curuguaty

Foi um golpe relâmpago. A ausência de resistência do governo que poderia ter contato até mesmo com o apoio de setores de dentro das Forças Armadas contribuiu para o sucesso do golpe.





Curuguaty - Carnificina para um Golpe

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.