Dois Sherpas

Dois Sherpas Sebastián Martínez Daniell




PDF - Dois Sherpas


Se um homem tenta, contra todo senso comum e todo mandato biológico, escalar uma montanha de oito mil oitocentos e quarenta e oito metros, qual seria a norma? Sobreviver, morrer? Seria preciso perguntar ao inglês, que leva consigo seus mapas, agora caídos junto ao corpo imóvel, sobre uma rocha, a cabeça apontando para o Oeste, as pernas em ângulo ayurvédico.

Um turista inglês cai durante uma escalada no Monte Everest. Enquanto decidem o que fazer diante dessa queda, os dois guias, que conhecemos apenas como “sherpa velho” e “sherpa jovem”, são forçados a encarar o abismo. E quando olhamos longamente para o abismo, o abismo olha de volta para dentro de nós. O que diz o abismo?
A partir desse mote, Dois Sherpas, do argentino Sebastián Martínez Daniell, mescla influências que vão de Samuel Beckett a tiras cômicas e tratados de geologia, passando por uma notável galeria de personagens históricos que inclui figuras como George Mallory, Lady Houston, John Hunt, Tenzing Norgay e Edmund Hillary.
Com estrutura fragmentária e capítulos que parecem pequenas vinhetas ou flashes de memórias, a narrativa vai percorrendo eventos marcantes da vida dos dois sherpas: um encontro em uma praia perdida no tempo e no espaço, uma apresentação escolar da peça Júlio César, de Shakespeare, um acidente com um Caterpilar, uma viagem de carro a Namche. Paralelamente, Daniell nos conduz por fragmentos da história da origem do povo sherpa, do colonialismo e da exploração, em uma brilhante excursão pelas paisagens e pela simbologia das montanhas do Himalaia.





Dois Sherpas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Dois Sherpas (3)

ver mais


Logo nos primeiros capítulos de Omeros, a rivalidade entre dois dos personagens principais, Aquiles e Heitor, fica escancarada quando ambos os pescadores enfrentam-se com facões em punho. É no lastro desse duelo e do amor que ambos compartilham pela mesma mulher, que Derek Walcott constrói a identidade da ilha de Santa Lúcia, através de um dos poemas mais memoráveis do século XX. Dois Sherpas também inicia com a tensão entre dois personagens, o sherpa velho e o sherpa jovem que obse...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR