Dos ProtoAustríacos a Menger

Dos ProtoAustríacos a Menger Ubiratan J. Iorio




PDF - Dos ProtoAustríacos a Menger


O presente livro reúne doze principais pensadores que podem ser considerados como, de fato, precursores da Escola Austríaca de Economia, desde os pós-escolásticos (especialmente os da Universidade de Salamanca) até Gustave de Molinari, o pai do anarquismo de mercado ou anarcocapitalismo, finalizando com o primeiro austríaco propriamente dito, Carl Menger.

Muitos estranharão, na seleção dos autores, a ausência de alguns clássicos, como, por exemplo, David Hume, Adam Smith e Alex de Tocqueville. No entanto, os critérios básicos utilizados para a seleção dos autores foram, em primeiro lugar, sua contribuição estrita para a formação da Escola Austríaca; segundo, a metodologia que utilizaram; e, terceiro, o modo de ver a Economia - tanto a ciência econômica quanto as atividades econômicas do mundo real. A exigência básica do autor foi a correspondência à tríade fundamental ou núcleo básico da Escola Austríaca - ac'ão, tempo e conhecimento -, bem como seus elementos de propagação, a saber, o respeito à doutrina da utilidade marginal, o reconhecimento da importância das ordens espontâneas e o subjetivismo.

Cada capítulo descreve dados gerais sobre o autor, apresentando uma breve biografia, discorre sobre seu pensamento e, em seguida, ressalta os elementos austríacos mais marcantes de seus escritos, finalizando com algumas observações gerais e com referências bibliográficas que possam auxiliar os que se interessarem a mergulhar no assunto com maior profundidade.





Dos ProtoAustríacos a Menger

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR