Em que Crêem os que Não Crêem?

Em que Crêem os que Não Crêem? Umberto Eco




PDF - Em que crêem os que não crêem?


Em março de 1996 e março de 1997, o escritor Umberto Eco e o cardeal Carlo Maria Martini travaram um sofisticado e ruidoso debate sobre como os crentes e os não-crentes fundamentam seus valores morais e éticos. Agora em livro, esse debate constitui-se numa luminosa reflexão sobre as expectativas humanas diante do novo milênio.

A existência de Deus e a invenção de Deus; os fundamentos da ética e o respeito ao outro; as mulheres e o sacerdócio; a liberdade de escolha e de ação frente aos imperativos religiosos; o aborto; o respeito à vida; a engenheira genética; o apocalipse e a idéia de fim na cultura laica; a existência ou não de uma noção de esperança comum a crentes e não crentes.

Esses são alguns dos temas debatidos ao longo de um ano por um dos mais importantes pensadores laicos da atualidade e um cardeal da igreja de Roma. O diálogo entre Umberto Eco e Carlo Maria Martini foi travado, na forma de cartas, nas páginas da revista italiana "Liberal", e revelou um leigo dotado de grande conhecimento e profundas dúvidas religiosas, e um religiosos preocupado com os aspectos terrenos da vida.

Ao acalorado diálogo entre Eco e Martini se somam as vozes de um coro variado e curiosamente harmônico, composto pelos filósofos Emanuele Severino e Manlio Sgalambro, os jormalistas Eugenio Scalfari e Indro Montanelli, o teórico de extrema esquerda Vittorio Foa, fundador do jornal "Il Manifesto", e o ex-ministro e ex secretário do Partido Socialista Italiano Claudio Martelli. O resultado desse debate, travado com total liberdade dialética, é uma reflexão sobre os valores fundamentais do homem contemporâneo.





Em que Crêem os que Não Crêem?

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Em que Crêem os que Não Crêem? (17)

ver mais
Creio logo existo (?)


Pergunta complexa a do título do livro. As pessoas sempre creem em algo ou em alguém. Os temas sugeridos pelos autores são exatamente os mais polêmicos. Daqueles os quais normalmente dizemos: "não se discute sobre política, religião e time de futebol". Há uma verdadeira salada de debates: morte, vida, aborto, celibato, nazismo, holocausto, fé e a falta dela. Grandes autores são citados para validar as opiniões: Tomás de Aquino, Kant, Santo Agostinho... O que se espera de uma troca de c...