Ensaio sobre a jukebox

Ensaio sobre a jukebox Peter Handke




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Em seu Ensaio sobre a jukebox, de 1990, Handke foge de qualquer cronologia linear e de processos de narrativa convencionais. Fazendo uso de sucessivas sobreposições, o autor compõe uma metafísica da escrita que deságua na leitura de uma realidade que se torna irreal de tão premeditadamente elaborada.

A busca quixotesca do protagonista pela jukebox o leva a vários lugares e períodos, suscitando referências artísticas, literárias e cinematográficas diversas, bem como meditações sobre a história e o cotidiano. A cada vez, esses movimentos representam a impossibilidade de abraçar a realidade e de fazer coincidir a vida interna com a experiência do mundo. Toda a composição da jukebox enquanto falsa protagonista serve como biombo para destrinchar a poética handkeana do cotidiano.

O autor rege a ópera mapeando estes movimentos a partir de sua escrivaninha (tendo como ferramentas apenas papel e lápis) no quarto de hotel em Soria, pequena cidade no interior da Castela espanhola. O embate entre a jukebox e a escrivaninha acaba sendo o real enredo deste ensaio em que Handke abre a caixa de Pandora de sua escrita.





Ensaio sobre a jukebox

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Resenhas para Ensaio sobre a jukebox (4)

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Em um comentário para as orelhas de “Ensaio sobre a jukebox”, o editor Angel Bojadsen diz que Peter Handke, neste livro “foge completamente de qualquer cronologia linear, da narrativa convencional” e que “compõe uma metafísica da escrita”. Tais comentários me assombraram de pronto, pois dava a entender que seria uma leitura mais técnica e com um senso estético apuradíssimo, sobressaindo-se diante de uma possível história, essa em segundo plano. Algo que me remeteu, em um primeiro momen...
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