Estética

Estética Michel Foucault




PDF - Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema


Este livro concentra-se, principalmente, em torno da temática da estética. Foucault analisa obras que, diante da perspectiva humanista dominante na episteme da modernidade através do que poderíamos chamar de orientação nietzschiana na filosofia, criaram uma literatura que é uma alternativa às problemáticas do sentido, da vida e da linguagem dominantes na fenomenologia e no existencialismo, e que para ele se apresentavam como 'sufocantes'. Trata-se de análises de autores como Blanchot, Bataille, Klossowski, Robbe-Grillet, Beckett e Roussel, cujas experiências no campo da reflexão e da criação artística marcaram a cultura contemporânea com amplos efeitos, principalmente no campo da ética.





Estética

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Estética (1)

ver mais
Sobre "O que é um autor?"


Qual a importância do autor? Essa pergunta significa pensar que a escrita basta a si mesma e se desdobra infinitamente até levar ao desaparecimento do sujeito. Se na Grécia Clássica, a escrita imortalizava os heróis; nas sociedades modernas, o autor faz o papel de morto no jogo da escrita. Por exemplo, para o filósofo, autores como Flaubert, Proust e Kafka são exemplos de como “(...) O sujeito que escreve despista todos os signos de sua individualidade particular” (FOUCAULT, 2011, p. ...