Estudos Sobre a Histeria

Estudos Sobre a Histeria Sigmund Freud
Josef Breuer




PDF - Freud (1893-1895)


No final do século XIX as neuroses que se manifestavam por meio de somatizações, alucinações e angústias eram chamadas de “histerias”. Para estudar esse fenômeno, Freud escreveu junto com o médico Breuer os "Estudos sobre a histeria" -- obra essencial para a compreensão da psicanálise.
Relatando os casos de cinco pacientes -- entre elas a célebre Anna O. --, eles argumentam que os histéricos sofrem por haverem sufocado a memória dos eventos que originaram a doença. É preciso, então, trazer à luz esses traumas, inicialmente por meio da hipnose. Mas, como isso não funciona com alguns pacientes, Freud passa a recorrer à associação livre, tornando seu método ainda mais complexo.





Estudos Sobre a Histeria

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Estudos Sobre a Histeria (22)

ver mais


Neste livro está o cerne da psicanálise! Freud dá um show a parte! ? Na neurose traumática não é o ferimento físico insignificante a causa efetiva da doença, mas o afeto, o trauma psíquico?....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR