História das Ideias e Movimentos Anarquistas Vol. 1

História das Ideias e Movimentos Anarquistas Vol. 1 George Woodcock




PDF - História das idéias e movimentos anarquistas, vol. 1 - a idéia


Este é um dos livros mais completos e esclarecedores sobre as origens e a história do movimento Anarquista através dos tempos. Uma obra fundamental para o conhecimento profundo da doutrina Anarquista, desde seu nascimento até sua expressão como movimento, expondo o pensamento de seus principais teóricos como Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Godwin, Stirner, Tolstoi e tantos outros.

A partir do momento em que Proudhon bradou que "A propriedade é um roubo!" foram estabelecidos os fundamentos doutrinários para a criação de sistemas antigovernamentais, substituindo o Estado autoritário por um tipo de cooperação não-governamental entre indivíduos livres.

"Todo aquele que contesta a autoridade e luta contra ela é Anarquista", diz Sebastien Faure. A definição é tentadora em sua simplicidade, mas é justamente dessa simplicidade que devemos nos precaver ao escrever uma história do Anarquismo. Poucas doutrinas ou movimentos foram tão mal-entendidos pela opinião pública e poucos deram tantos motivos para confusão. É por isso que, antes de traçar a evolução histórica do Anarquismo, como teoria e movimento este livro começa com uma definição: o que é o Anarquismo? O que não é? Estas são as questões que devemos examinar em primeiro lugar.





História das Ideias e Movimentos Anarquistas Vol. 1

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para História das Ideias e Movimentos Anarquistas Vol. 1 (8)

ver mais
Introdução ao anarquismo.


Para afastar o obscurecimento que as ideias anarquistas sofreram do início do século XIX até os nossos dias, George Woodcock preparou esse pequeno compêndio que mais parece um antídoto do que uma mera propaganda ideológica. O volume 1 de "História das ideias e movimentos anarquistas" reúne os principais elementos que deram origem aos clássicos filosóficos e políticos que almejavam alcançar a anarquia, ou acracia, no mundo. O autor esclarece que o conjunto de pensamentos inseridos nos c...