Historiadores pela democracia

Historiadores pela democracia Hebe Mattos...




PDF - Historiadores pela democracia


O livro ''Historiadores pela democracia - O golpe de 2016: a força do passado'' é um exercício de história imediata em função de uma denúncia grave: o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff põe a democracia brasileira em risco. Reunindo textos e depoimentos de historiadores com carreira consolidada e jovens profissionais de história, a obra apresenta um diagnóstico historiográfico sobre o conturbado momento político do Brasil.

O movimento que dá nome à obra surgiu em abril de 2016 com o objetivo imediato de colher depoimentos, em vídeo, de historiadores contrários ao processo em curso. A consolidação dos Historiadores pela democracia, por sua vez, se deu a partir da iniciativa de encontrar a presidenta no Palácio da Alvorada. Horas antes desse encontro, que se realizou em 7 de junho, o grupo se reuniu na UnB (Universidade de Brasília) para, nas palavras das organizadoras, “discutir nossas angústias comuns com a conjuntura política e organizar alguma forma de resistência”. Foi nesse momento que surgiu a ideia do livro: uma seleção de textos que permitam compor uma crônica compreensiva dos acontecimentos, do ponto de vista histórico.

Dentre os autores de "Historiadores pela democracia - O golpe de 2016: a força do passado" estão Sidney Chaloub, Luiz Felipe de Alencastro, James Green, Luiz Carlos Villalta, Kátia Gerab Baggio, Martha Abreu, Silvia Hunold Lara e Suzette Bloch, organizados pelas historiadoras Hebe Mattos, Tânia Bessone e Beatriz G. Mamigonian.





Historiadores pela democracia

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Historiadores pela democracia (1)

ver mais
LIXO


Panfleto completamente desconectado com a História, com viés político partidário gritante, é uma tentativa inútil de salvar a imagem do Partido dos Trabalhadores (PT) e aquela que se tornou a presidente mais incapaz e odiada da História do Brasil. Com momentos de pura loucura, o panfleto tenta exaltar a democracia, esquecendo-se de todos os movimentos sociais verdadeiros que tomaram as ruas do Brasil diversas vezes pedindo o impeachment de Dilma Roussef, e esquecendo-se também que a ma...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR