Jefferson, Federalistas, Paine, Tocqueville

Jefferson, Federalistas, Paine, Tocqueville Alexis de Tocqueville
Thomas Jefferson
James Madison




PDF - JEFFERSON,FEDERALISTAS,PAINE,TOCQUEVILLE


Seleção de textos por Francisco Correia Weffort.
Pesquisa das introduções por Cassiano Marcondes Rangel Filho.
Consultoria das introduções por Bolivar Lamounier.

1. Escritos políticos [Jefferson, 1776/1824] :::
Um dos fundadores da nação norte-americana expõe suas ideias sobre importantes temas: os direitos naturais, a escravatura como violação dos direitos naturais, o governo fundado na vontade do povo, o direito de autogoverno, a participação do povo no governo.

2. Senso comum [Paine, 1776] :::
Poucos meses antes da Declaração de Independência dos Estados Unidos, Paine faz a crítica do regime monárquico e defende a independência como adequada aos legítimos direitos do homem.

3. O federalista [Hamilton, Madison, Jay; 18?-] :::
Coletânea de artigos aparecidos em jornais de Nova York, na época em que estava sendo discutida a Constituição dos Estados Unidos. Seus autores – Hamilton, Madison e Jay – formulam as ideias básicas do futuro partido político federalista.

4. A democracia na América [Tocqueville, 1835] :::
Resultado das observações feitas em sua viagem aos Estados Unidos, o francês Tocqueville analisa a vida política norte-americana. Uma preocupação central atravessa a obra: a defesa da liberdade individual, o receio de uma tirania da maioria.





Jefferson, Federalistas, Paine, Tocqueville

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Jefferson, Federalistas, Paine, Tocqueville (1)

ver mais
Um libelo político, consonante à sua época


Para quem espera algo na linha de um tratado filosófico, como se propõe a coleção, sugiro esquecer esse detalhe. O compilado de obras de várias autoriais, mais se suportam a partir de aspectos práticos e de cunho pragmático, com a base das Revoluções europeias - sobretudo a francesa - da época. São libelos que elogiam a iniciativa do homem vindo às Américas (diga-se: Estados Unidos) e que hoje podem ser traduzidas na questão do self-made-man. Ademais, outras questões, embora pareçam, ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR