Língua materna

Língua materna Marcos Bagno




PDF - Língua materna: letramento, variação & ensino


Este livro propõe uma pedagogia da língua materna que não perde de vista o fato fundamental da heterogeneidade lingüística.

Ao ampliarem a noção de alfabetização pela noção de letramento, Bagno, Stubbs e Gagné se posicionam em prol de uma educação lingüística que abandone o estudo da língua como objeto em si mesma e passe a incorporar o conceito de heterogeneidade como aspecto fundamental do ensino de língua nas escolas.



Esta proposta do ensino de língua é exposta em uma tríplice perspectiva: Bagno expõe o assunto em perspectiva brasileira, Stubbs, em perspectiva inglesa e Gagné, em perspectiva quebequense. Os leitores terão assim a pluralidade de abordagens com que se dá a incorporação à lingüística da análise histórica e cultural como fator determinante. É preciso notar a convergência destes três autores numa mesma atitude metodológica: a imediata reconsideração de uma pedagogia centrada no código diante da necessidade de pensar uma pedagogia atenta tanto ao código quanto ao uso. É só nesta perspectiva que todos os professores em atividade e/ou formação, interdisciplinarmente transformados em professores de língua, passarão a valorizar seus alunos como seres históricos inapelavelmente marcados pela heterogeneidade lingüística.



http://www.marcosbagno.com.br/conteudo/arquivos/liv_lingua_materna.htm





Língua materna

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Língua materna (1)

ver mais
Língua Materna


Bagno relata as contribuições da linguística para os estudos relacionados à linguagem e deixa evidente que até hoje o estudo privilegiado é o estudo normativo que intitula um jeito como certo e o diferente como errado (exclusão social), enquanto as novas propostas de ensino de língua ficam à margem. Segundo Bagno a língua é o resultado de inúmeras variantes, portanto deve ser vista em suas diferentes formas (heterogeneidade) e não como sistema pronto e acabado de maneira uniforme, como...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR