Líricas

Líricas Jaya Magalhães




PDF - Líricas


"Líricas é um livro sobre o amor em suas várias facetas. É uma coletânea de contos de quem conhece esse sentimento comum de todos, imerso em tudo. A proposta, aqui, parece não ser narrar simples histórias, mas “escrever um abraço que atravesse o papel e que possa ser recebido por quem deixar cair os olhos nessas letras”. Dentre os diversos matizes do amor, conseguimos enxergar a sensualidade em contos como “Outra cama” e o lado pueril, genuíno do sentimento em “O amor, Maria?”. Jaya Magalhães chama canções e poemas em seus textos e demonstra que veio falar de lirismo, aquele que traz a libertação, conforme queria Manuel Bandeira. Já no primeiro conto, percebe-se que a autora escreve com uma sutileza própria e incomum. E toda essa intimidade com as letras só pode ser por um único motivo, segredado em “Retalhos”, quando a autora confessa: “minha caneta é sempre azul”. A poesia, em Líricas, escorre sem timidez e mostra que escrever não é pra quem sabe. É pra quem sente. Além disso, a autora, em sua gênese baiana, não esconde as alegrias de sua terra. Em “Solta”, faz pulsar todo o axé que carrega e ainda explica a que veio ao registrar: “insisto no que é lindo”. Líricas é um livro pra quem quer ler suas próprias experiências de amor: o amor desmedido, o amor tranquilo ou sereno, o amor insensato, o amor ousado. É possível encontrar-se em cada linha, o que torna a autora porta-voz dos mais silenciosos. Depois, ao fim, vem a resistência em fechar a última página. O sorriso incontido no rosto inteiro denuncia a sensação de ter a “alma balançando, desatada”. Sorte de quem se permite a leitura dessa vastidão de sentimentos jungidos. Sorte a nossa."

[Filipe Garcia]





Líricas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Líricas (1)

ver mais
Melodias apaixonantes


“Meu ideal seria escrever uma frase tão bonita que todas as demais palavras ao redor tivessem muita vontade de fazer parte dela.” A primeira frase do teu texto capitula bem o que o livro, no todo oferece. Curiosamente creio que é esta primeira, a frase que reúne todo o encanto das tuas letras. Não apenas porque é um desejo desmedido, mas porque suscita a doçura que você extrai tão bem nos textos tão maravilhosamente escritos. Esta frase abraça, nela, todas as outras. Quando termin...