Lugar Público

Lugar Público José Agrippino de Paula
José Agrippino de Paula




PDF - Lugar Público


Lançado em 1965 pela Editora Civilização Brasileira, Lugar Público é sempre citado como estranho e ao mesmo tempo inovador, diferente. Um romance que pela primeira vez no Brasil apresentou uma nova narrativa, identificada com as correntes literárias de vanguarda da época.
Apesar de reconhecido como um marco pela crítica, estudado em teses universitárias, Lugar Público nunca mais foi reeditado e se tornou um ícone cultural daquele período. A edição de 1965, com “orelhas” assinadas pelo jornalista e escritor Carlos Heitor Cony e capa de Eugênio Hirsch, passou a ser um objeto raro e disputado.
Só depois de 39 anos, em 2004, Lugar Público chegou à segunda edição, com nova capa (a pedido do autor, criada pelo artista plástico Antonio Peticov), reprodução da capa original de Eugênio Hirsch e do texto de Carlos Heitor Cony.
Escrito quando o autor tinha 28 anos, o romance é, segundo o professor da USP, Celso Favaretto (estudioso da literatura do período que abrange o tropicalismo e autor de Tropicália, alegoria alegria) “o momento mais avançado da pesquisa romanesca entre nós, com um grau de invenção de linguagem que não se conhecia até então no Brasil”.





Lugar Público

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Lugar Público (1)

ver mais


“Longe de respeitar formas imóveis, cada novo livro tende a constituir suas leis de funcionamento ao mesmo tempo em que produz a destruição delas mesmas.” – Alain Robbe-Grillet Logo nas primeiras páginas de Lugar Público, nos confrontamos com um estranhamento revestido de incompreensão; o qual, progressivamente, será talhado com mais estranhamento, enquanto a incompreensão se deslocará do estranho para criar asas. O sentido, o fim, o objetivo, ou seja, a compreensibilidade narrativ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR