Mapas

Mapas Nuruddin Farah




PDF - Mapas


Numa prosa envolvente, dramática e carregada de lirismo, Nuruddin Farah conta em Mapas a história da infância e da adolescência de Askar, órfão somali adotado por uma mulher etíope. Farah traça um extraordinário retrato de sua gente e de sua terra, transportando o leitor para a Somália, país do chamado Chifre da África.

A bela e inóspita paisagem local se estende de uma planície tórrida, por vezes inundada por chuvas torrenciais, até as margens cristalinas do Oceano Índico. Nessa região, trava-se uma luta arrastada e sangrenta, herança dos mapas traçados nos tempos coloniais. O foco da disputa é o Ogaden, território ocupado por tropas etíopes, mas com uma população de maioria somali.
Ali, desenrola-se a história do menino Askar, que perde a mãe poucas horas depois do parto e não chega a conhecer o pai, sacrificado numa batalha. Em sua pequena cidade natal, Askar é adotado por Misra, mulher de origem etíope, que o cria nas línguas e práticas das duas culturas em conflito.

Askar e Misra conduzem o leitor ao cotidiano de uma aldeia organizada pelos laços de sangue, onde os costumes se ancoram na tradição oral e os caminhos da alfabetização seguem as linhas dos versos do Alcorão. Mais tarde, Askar conhece a vida urbana e cosmopolita da capital, Mogadíscio, onde completa sua educação e hesita entre se inscrever na universidade ou se juntar aos voluntários que marcham para a frente de batalha.

Na cidade grande, Askar reencontra Misra, fugitiva, envelhecida e doente. A trama ganha, então, contornos angustiantes e trágicos: Askar divide-se entre o amor por Misra e a obrigação de renegá-la diante da suspeita de que ela pode ser uma traidora.





Mapas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Mapas (2)

ver mais
Mapas: uma das muitas realidades do continente africano


Acredito que o autor tenha chamado sua obra de mapas, muito além do fato do protagonista ter um gosto especial por este instrumento da Geografia. Askar é um órfão somali, como muitos em seu país assolado por infindáveis guerras, que chega ao mundo sem mesmo ter a chance de conhecer seus pais. Embora ame devotamente sua mãe adotiva, esse vazio parece acompanhá-lo a todo instante: quem sou eu? quem é Askar? Tantas indagações sobre suas origens, a maior parte sem respostas. Se vê sem rumo...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR