México

México Erico Verissimo




PDF - México


Neste saboroso relato de viagem, Erico Verissimo apresenta uma visão ao mesmo tempo lúcida e apaixonada sobre o México, por meio de sua cultura e história milenares.

"Quando transpus a fronteira do México, senti novamente o desejo de escrever". Essa confissão, registrada numa entrevista concedida alguns meses depois de sua terceira viagem ao país de Octavio Paz e Diego Rivera, dá uma medida da influência exercida pelos aspectos inesperados e maravilhosos da cultura mexicana sobre a criação ficcional de Erico Verissimo. Realizado em maio de 1955 ao lado da mulher, Mafalda, o périplo do autor de O tempo e o vento através do México lhe possibilitou superar o bloqueio criativo ocasionado pelas agruras burocráticas de seu cargo na Organização dos Estados Americanos, em Washington. Permeado de reflexões estéticas, históricas e antropológicas, México é o delicioso relato de suas experiências ao longo de um roteiro que incluiu a capital federal, Oaxaca, Taxco, Cuernavaca, Puebla e outras cidades da Meseta Central.

Na companhia de guias locais como o escritor José Vasconcelos e o muralista David Siqueiros - além do amigo gaúcho Vianna Moog, que então residia no Distrito Federal -, os Verissimo se entregam a uma completa imersão na mexicanidad. Em meio a ruínas astecas e toltecas, igrejas barrocas e palácios rococós, mercados apinhados e ruas solitárias, as vívidas descrições dos lugares visitados fogem dos estereótipos do falso pitoresco para apresentar ao leitor brasileiro um México surpreendente, dividido entre o apego às tradições indígenas e criollas e a acelerada modernização dos costumes.





México

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para México (5)

ver mais


Não é um relato de viagem, tipo documentário (que eu detesto!), porque ele conta o que viu, pensou e sentiu de forma descontraída. É como aquele amigo que chegou de viagem e começa a te contar todos os detalhes... Inclusive se lembra de livros que leu. Por exemplo, quando entrou numa pirâmide em Cholula, que ele detestou, ficou imaginando uma cena do livro de Julio Verne! Kkk .134 Ele também viu num sacristão parecido com o Quasímodo de Victor Hugo. 153 Erico Veríssimo é nosso guia ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR