No Chão Do Seu Vestido

No Chão Do Seu Vestido Silvio Valentin




PDF - No Chão Do Seu Vestido


Como diz Gregório Bacic: “as fronteiras culturais e geográficas não querem dizer nada”, e isto prova o escritor Silvio Valentin. Nutrido com a objetividade e concisão, características típicas dos poemas haicais, de origem japonesa, o poeta transforma o cotidiano enriquecendo-o com os retoques da cultura.
Assim sendo, muito embora os haicais sejam a opção que enfatiza o cotidiano, e, também, a presença sensível da natureza, Silvio consegue sugerir, sutilmente, o nome de Shakespeare, combinando-o com o cotidiano, por meio de associações ligeiras, “Que Shakespeare não sabia de nada / Romeu e Julieta / É queijo com goiabada”.
Para o teórico Afrânio Peixoto, “os haicais falam de emoções, imagens, comparações, sugestões, suspiros, desejos, sonhos”, assim sendo quando Silvio versa, ele coloca os elementos do cotidiano, como instrumentos de mediação que “seguram’ e ligam a simplicidade com a profundidade “O mínimo na tigela / Um pouco de amor / Pra dividir com ela.”
Uma característica quase inerente e fundamental desta estrutura singular de poesia, é a presença da natureza, das imagens de passarinhos, de sol e de vento, que são, por sua vez, sintetizadas na estrutura metrificada dos haicais. Embora, em essência o natural esteja presente, nas formas cotidianas, mas também na vida contínua, apresenta-se um um desafio resumir a beleza das impressões no estreito espaço das três linhas, quem o consegue, é sem sombra de dúvida portador de um apurado olhar.





No Chão Do Seu Vestido

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para No Chão Do Seu Vestido (1)

ver mais
No livro “No Chão Do Seu Vestido” vamos encontrar haicais escritos pelo Silvio Valentin. - “O Haicai, também chamado de “Haiku” ou “Haikai”, é um poema curto de origem japonesa”. A palavra haicai é formada por dois termos “hai” (brincadeira, gracejo) e “kai” (harmonia, realização), ou seja, representa um poema humorístico. Essa forma poética foi criada no século XVI e acabou se popularizando pelo mundo. Apesar de serem poemas concisos e objetivos, os haicais são poemas que possuem g...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR