O Caso dos Nove Chineses

O Caso dos Nove Chineses Murilo Fiuza de Melo e Ciça Guedes




PDF - O Caso dos Nove Chineses


Na madrugada de 3 de abril de 1964, três dias após o golpe militar, agentes da polícia política do governador Carlos Lacerda invadiram, sem ordem judicial, um apartamento no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, e capturaram um grupo de estrangeiros. As torturas começaram ali mesmo. Horas depois, os policiais entraram em outro prédio, no Catete, e detiveram mais pessoas. No fim do dia, nove chineses estavam presos, acusados de se instalarem no Brasil para disseminar uma revolução comunista.

Mas a verdade é que viviam legalmente no país. Tornaram-se vítimas da paranoia anticomunista, alimentada por Lacerda. Foram condenados a 10 anos de prisão por subversão e, após mais de um ano detidos, acabaram expulsos. Em seu país, eles se tornaram heróis nacionais e ficaram conhecidos como “Nove Estrelas” ou “Nove Corações Vermelhos voltados para a Pátria”.

O caso ficou esquecido em arquivos secretos até ser trazido à tona, em 2014, pelos jornalistas Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo, com base em documentos inéditos, entrevistas exclusivas, depoimentos de um dos sobreviventes e de familiares das vítimas.

Em 2024, ano em que se comemora o cinquentenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a China, a tortura e a prisão ilegal dos nove chineses ainda é mancha não resolvida entre os dois países. Nesta nova edição, os jornalistas revelam que o incidente, considerado o primeiro escândalo internacional de violação dos direitos humanos da ditadura militar brasileira, retardou em uma década a assinatura do acordo diplomático.





O Caso dos Nove Chineses

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR