O Grande Mentecapto

O Grande Mentecapto Fernando Sabino




PDF - O Grande Mentecapto


Fernando Sabino começou a escrever este livro em 1946, aos 23 anos, como uma distração para a obsessão literária que então o sufocava. Depois, preocupações de outra ordem levaram-no a escrever o seu romance "O Encontro Marcado", que tanto sucesso alcançou, e as crônicas, novelas e contos com que conquistou o seu numeroso público desde então.
Um dia, remexendo em velhos papéis, encontrou algumas folhas amarelas pelo tempo, com princípio da história do grande mentecapto Viramundo,que mostrou para sua mulher Lygia Marina como mera curiosidade. Ela o incentivou a retomá-la. O escritor aceito a sugestão como um desafio, e no dia 24 de agosto de 1979 deu por terminado o romance que iniciara 33 anos antes. Não sabe dizer como pôde fazê-lo, e sua impressão é a de que teve o livro dentro de si durante todo esse tempo, ansiando por sair. O certo é que, nele, reencontrou a sua vocação de romancista.
De seu esforço redundou uma obra a um tempo hilariante e dramático, cuja ação, circunscrita a Minas Gerais, adquire uma dimensão universal, à margem do sucesso atual do gênero no Brasil e da América Latina em geral, e remontando às origens franco-ibéricas do romance picaresco medieval.





O Grande Mentecapto

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O Grande Mentecapto (199)

ver mais


Peguei esse livro para ler com certas ressalvas. O título inicialmente não me chamou atenção, porém desde o princípio da leitura me peguei amando a histórias e me divertindo muito com o incrível Viramundo. A história nos faz refletir sobre a vida. Finalizei a leitura surpresa e muito feliz por ter dado uma chance a essa leitura e também confirmando como pode ser incrível quando deixamos nossos pré-conceitos literários de lado....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR