O homem Moisés e a religião monoteísta

O homem Moisés e a religião monoteísta Sigmund Freud




PDF - O homem Moisés e a religião monoteísta


Provocante, exigente e perturbador. Assim é O homem Moisés e a religião monoteísta, conjunto de três ensaios freudianos gestados durante anos e publicados em conjunto pela primeira vez em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial e da morte do criador da psicanálise. Em meio à onda de antissemitismo que varria a Europa, em meados da década de 1930, Freud (1856 - 1939), autoproclamado judeu ateu, se colocou as seguintes indagações: como os judeus se tornaram o que são e por que atraem para si ódio eterno?
Combinando pesquisa historiográfica e uma imaginação tão criativa quanto genial, ele fez uso de ferramentas psicanalíticas para reconstruir a origem da mais antiga religião monoteísta a partir da figura de Moisés, líder religioso dos hebreus, que sempre o fascinara.





O homem Moisés e a religião monoteísta

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O homem Moisés e a religião monoteísta (2)

ver mais
Um dos últimos escritos...


Freud dedicou muitos de seus escritos à temática da religiosidade, porém por esse ser um dos últimos deles contém a ponta de seus conceitos e prognósticos a respeito do tema, além de ser um olhar único sobre o povo judeu (do qual o autor era parte) e das religiões (não só as mosaicas). Um dos meus Freudismos favoritos, definitivamente!...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR