O negro visto por ele mesmo

O negro visto por ele mesmo Beatriz Nascimento




PDF - O negro visto por ele mesmo


"A terra é meu quilombo. Meu espaço é meu quilombo. Onde eu estou, eu estou. Onde eu estou, eu sou."

Nesta coletânea cuidadosamente organizada pelo professor da Universidade Federal de Goiás Alex Ratts, o leitor encontrará textos críticos, entrevistas e a prosa poética de Beatriz Nascimento – intelectual e ativista negra que marcou o universo artístico-cultural da diáspora africana e a história do movimento negro no cenário nacional.

Neles, Beatriz tece sérias reflexões que oferecem uma imagem prismática não só da experiência íntima das pessoas negras na universidade e na cena cultural brasileira como também das representações midiáticas e historiográficas que lhes são devolvidas dia após dia por uma sociedade racista e em negação quanto ao próprio racismo.

Como existir em um contexto em que a própria existência – passada, presente e futura – é cotidianamente negada? Em que consiste o esforço para estabelecer a própria imagem, reivindicar o próprio imaginário? São essas algumas das perguntas implícitas em O negro visto por ele mesmo, registro precioso sobre o que é ser negro, e se perceber negro, no Brasil.

A edição também conta com prefácio de Alex Ratts, posfácio de Muniz Sodré, orelha de Renata Martins e quarta capa de Bethania Nascimento Freitas Gomes.





O negro visto por ele mesmo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O negro visto por ele mesmo (2)

ver mais


O negro visto por ele mesmo é uma coletânea de escritos e entrevistas da historiadora e ativista Beatriz Nascimento, reunidos e publicados postumamente pelo antropólogo Alex Ratts. Beatriz foi uma figura de extrema importância para o movimento negro no Brasil, e uma de suas principais propostas - ousada e magnífica - era reescrever a história do Brasil pela perspectiva do indivíduo negro. Beatriz deu início a esta reescritura da história através de extensas pesquisas, que incluíram vi...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR