O olho mais azul

O olho mais azul Toni Morrison




PDF - O olho mais azul


Nos Estados Unidos da década de 1940, garotas negras e pobres costumavam ganhar de presente bonecas brancas de olhos azuis e tomar leite em canecas estampados com o rosto da atriz-mirim Shirley Temple. A adolescente negra Claudia MacTeer abomina essa submissão do olas excludente da raça dominadora e dedica-se a desmembrar bonecas brancas com um ódio instintivo e autoprotetor. Mas sua frágil amiga Pecola Breedlove, filha de um negro alcoólatra e violento, reza para ter olhos azuis - um delirante e inconsciente desejo de redenção e ascensão social.

Está aberto o caminho para a poesia, para a tragédia, para o peso esmagador da história e para a tomada de consciência das desigualdades raciais, linhas de força deste O olho mais azul, romance de estreia de Toni Morrison, uma das mais talentosas e lúcidas escritoras norte-americnas modernas, ganhadora do Nobel de Literatura de 1993.





O olho mais azul

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos O olho mais azul (9)

ver mais
O olho mais azul (Toni Morrison) | Carmem Lucia

O olho mais azul (Toni Morrison) | Carmem Lucia

Falando de O Olho mais Azul, de Toni Morrison

Falando de O Olho mais Azul, de Toni Morrison

Motivos para ler O OLHO MAIS AZUL, de TONI MORRISON | Impressões de Maria

Motivos para ler O OLHO MAIS AZUL, de TONI MORRISO

O OLHO MAIS AZUL - LEITURA COLETIVA  | #LeituraPreta

O OLHO MAIS AZUL - LEITURA COLETIVA | #LeituraPre


Resenhas para O olho mais azul (896)

ver mais
O trágico ato de existir para resistir

A literatura competente não tem barreiras nem limites para acontecer, além de subverter regras pré-estabelecidas. E aqui temos uma joia que se encaixa perfeitamente nessa linha de definição, pois “O olho mais azul” é uma rara peça de arte. Toni Morrison é uma figura singular. Primeira e única mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura, pelo menos até o momento em que esta resenha vem ao mundo, Morrison, que infelizmente faleceu em 2019, foi “a” intelectual estadunidense dos últim...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR