Orlando

Orlando Virginia Woolf




PDF - Orlando


“Orlando” narra a vida de um jovem nobre inglês da era elisabetana, dotado aparentemente de imortalidade e que vive há três séculos sem envelhecer e que abruptamente se transforma em mulher.
O romance, baseado em parte na vida da amiga íntima de Virginia Woolf, Vita Sackville-West, é geralmente considerado como um das obras mais acessíveis da autora. O romance, que tem sido influente estilisticamente, é considerada como um dos expoentes da Literatura do século XX em geral, e particularmente na história da escrita das mulheres e dos estudos de gênero. Possuindo um relato agradável, valendo-se da temática temporal, uma das marcas de Virginia Woolf ao se valer da variante literária e estilística, apresenta um lado misterioso e quixotesco ao trabalhar as ambiguidades da identidade feminina e masculina e suas relações com a condição humana. Bem-humorado, é um dos grandes exemplares do modernismo inglês e um dos ápices da arte literária de Virginia Woolf. Além do interessante e original argumento, a narrativa se destaca pela beleza das descrições e pelo lirismo de suas reflexões e diálogos. Verdadeira poesia dentro da prosa.
Mas quem é Orlando? Homem ou mulher? Este é o ponto de partida de uma das obras mais controvertidas e sem dúvida conhecida de Virginia Woolf, devido principalmente ao seu caráter ambíguo, que reflete a visão de si mesma e do mundo em que vivia.
“Orlando” apresenta uma dualidade sexual que vai ser a mesma que a própria escritora defendia, como rebeldia ao asfixiante comportamento social da era Vitoriana. Como precursora de um incipiente feminismo, Woolf removeu a mulher do ostracismo social e de seu mero papel de esposa e mãe, reivindicando um espaço para cada uma delas, através da instrução e da criatividade literária.
Em conjunto com “A Room of One’s Own” e “Mrs. Dalloway”, “Orlando” pertence à cosmogonia da incompreendida escritora. Através da totalidade de sua obra, expressa sua particular luta pela igualdade entre os sexos; si em “A Room of One’s Own” reivindicava um lugar para a intimidade da mulher e em “Mrs. Dalloway” rechaçava a tradicional figura feminina esperada pela sociedade, em “Orlando” elege um personagem que durante um período de sua existência vive e sente como os homens e durante outro período o fará como mulher. Sem dúvida, a originalidade do tema demonstra que o personagem, ao adotar um papel masculino, o fará com certa delicadeza e sensibilidade, já que em sua busca pela companheira ideal busca qualidades não valorizadas àquela época dentre as mulheres: a intelectualidade, o caráter e a rebeldia. E, inversamente, ao adotar o papel das mulheres, manifestará um machismo característico contra a sua posição, fazendo aflorar a rebeldia e o inconformismo mais radical.
Pode-se dizer que Virginia Woolf pretendeu valorizar as qualidades femininas do homem e as qualidades masculinas da mulher, construindo uma narrativa a favor da igualdade de ambos os gêneros, destacando o que nos torna similares ao invés daquilo que nos torna diferentes.





Orlando

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Orlando (3)

ver mais
TOUR POR TODOS OS MEUS E-BOOKS DO LEITOR DIGITAL | Mostrei todos os e-books que tenho no kindle

TOUR POR TODOS OS MEUS E-BOOKS DO LEITOR DIGITAL |

Resenha - ORLANDO- UMA BIOGRAFIA, de Virginia Woolf

Resenha - ORLANDO- UMA BIOGRAFIA, de Virginia Wool

LIVRO EM 1 MINUTO: Orlando (Virginia Woolf)

LIVRO EM 1 MINUTO: Orlando (Virginia Woolf)


Resenhas para Orlando (531)

ver mais
LONGA JORNADA QUATRO SÉCULOS ADENTRO


O grande Ítalo Calvino considerava a longevidade das obras como uma das marcas que permitem atestar seu valor e atribuir-lhe o nome clássico. É este o caso de "Orlando", da mítica Virgínia Woolf, uma das escritoras mais relevantes de todos os tempos. A obra atesta seu grande alcance temporal por ter sido alvo de diversas interpretações e estudos desde sua primeira publicação em 1928 até os dias de hoje. Mas não só por sua fortuna crítica que o romance é indispensável: em Orlando, os...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR