Os Doze Césares

Os Doze Césares Suetônio




PDF - A Vida dos Doze Césares


Embora pouco ou nada se saiba de preciso sobre a vida do autor de Os Doze Césares, parece, efectivamente, que teria nascido na época de Vespasiano e que seu pai servira na décima terceira legião romana como tribuno augusticlavo. Habilitado, pelas condições do seu nascimento, a seguir a carreira das armas e das letras, como era então costume em Roma, preferiu esta àquela. E, de facto, foi um homem de letras aplicado e laborioso. Através das cartas de Plínio o Moço, seu protector, depreende-se que Suetónio era casado e pai de numerosos filhos. É Plínio quem o anima a abraçar o mister de advogado e de retórico. Mas o seu principal labor encontra-se nas numerosas obras literárias e históricas que escreveu. Quase todas desapareceram, e, entre as poucas que chegaram até nós, conta-se a vida dos Gramáticos e Retóricos Ilustres. Graças à nomeada que ganhou com os seus trabalhos, veio a conquistar a amizade do imperador Adriano, que fez dele seu secretário ou epistolarum register. Nessa situação pôde Suetónio consultar os arquivos do Estado e, inclusivamente, percorrer a correspondência de Augusto.
Malquistado com o imperador por causa da imperatriz Sabina, caiu em desgraça junto de Adriano e foi, depois disso, no retiro a que então se votou, que se consagrou a escrever a vida de Os Doze Césares.





Os Doze Césares

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Os Doze Césares (11)

ver mais
Histórias de crueldade


O livro trata de resumos biográficos de doze imperadores romanos, de Caio Júlio César [100-44 A.C.] até Tito Flávio Domiciano [51-96 D.C.]. O texto faz-nos conhecer fatos da vida pública e privada dos imperadores, e costumes políticos, sociais e religiosos dos romanos, descritos por Caio Suetônio Tranquilo [69-122 D.C.]. O autor devia saber do que falava pois foi contemporâneo pelo menos dos últimos três imperadores, os Flávios. O relato é interessante por dar ao leitor mais que uma l...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR