Outono Vermelho

Outono Vermelho Jorge Martins



PDF - Outono Vermelho


[Outono Vermelho (1966) -- Romance de Ficção Política de Jorge Martins. Coleção Sagitário; 9 -- Porto Alegre: Livraria do Globo S.A.] 'O primeiro romance de autor brasileiro dentro de uma linha temática que poderíamos chamar "ficção política" [de História altenativa].



Acompanhamos, em "Outono Vermelho", os primeiros passos de uma revolução de esquerda vitoriosa no Brasil. Os personagens, que ocupam altos cargos no governo revolucionário, são apresentados vivendo alternadamente os problemas públicos e os dramas de suas existências individuais. As contradições internas do grupo que assume o poder levam a Revolução a um clima de instabilidade. Os descontentamentos que o novo regime provoca são evidentes. Entre os revolucionários, os socialistas liberais ressentem-se contra as medidas policiais de repressão, postas em prática pelos marxistas ortodoxos. Uma parcela representativa da Esquerda não concorda, como diz o autor, "com a necessidade da implantação de um regime totalitário". |...| Os que não se decidem a radicalizar passam para a lista de inimigos do regime. Na clandestinidade, cresce cada vez mais a oposição |...| sério entrave na situação econômica do País que continua dependendo da ajuda norte-americana. Os E.U.A. pressionam a Revolução. A União Soviética exime-se de uma colaboração material imediata. Então nada mais resta ao governo revolucionário, senão contemporizar os extremismos e conservar-se na dependência dos norte-americanos...



Outono Vermelho, inaugurando entre nós a "ficção política" revela um novo autor'.





Outono Vermelho

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.