Por que as Nações Fracassam

Por que as Nações Fracassam Daron Acemoglu
Daron Acemoglu
Daron Acemoglu
James A. Robinson




PDF - Por Que As Nações Fracassam


Um livro que vai mudar a maneira como você vê e entende o mundo

Nesse clássico moderno da economia e das ciências humanas, Daron Acemoglu e James A. Robinson investigam a história de civilizações separadas tanto pelo tempo quanto pela geografia para responder a uma questão que há séculos intriga os estudiosos: por que algumas nações são ricas e outras são pobres?

Por meio de uma teoria de base universal, os autores afirmam que as estruturas sociais criadas pelo homem são o que sustenta o sucesso econômico ― e o fracasso ― das nações. Os países só escapam à pobreza quando dispõem de instituições adequadas, com a preservação do direito à propriedade privada e da livre concorrência.

Acemoglu e Robinson defendem, ainda, a tese original de que a probabilidade de os países desenvolverem boas instituições é maior quando contam com um sistema político pluralista e aberto, com disputa de cargos, eleitorado amplo e espaço para a emergência de novos líderes. A partir desses argumentos, demonstram como algumas mudanças podem contribuir para instituições mais plurais, inovações progressistas e êxito econômico, enquanto outras, ao contrário, só estabelecerão mais instituições repressoras e extrativistas que levarão os países à decadência e à estagnação.





Por que as Nações Fracassam

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Por que as Nações Fracassam (48)

ver mais
Culpando as pessoas certas


É o tipo de livro tapa na cara que todo país sub-desenvolvido deve levar. Não, não é culpa das potências europeias, não é culpa dos Estados Unidos, não é culpa da água, do solo, de nada. A culpa do nosso sub-desenvolvimento é exclusivamente nossa, baseada na forma como nós assentamos nossas instituições em bases extrativistas. No final das contas, é bom aprendermos essa lição, porque ela nos coloca novamente como senhores do nosso destino. Se somos a causa do nosso sub-desenvolvim...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR