Prometeu, os Homens e Outros Mitos

Prometeu, os Homens e Outros Mitos Menelaos Stephanides




PDF -


Este volume, que começa com o nascimento do homem, termina com a derrota dos deuses. Aos escolher essa ordem de acontecimentos, tentamos mostrar um aspecto da mitologia grega diverso do ponto de vista habitual. Pois, além das qualidades poéticas, das características às vezes excessivamente terrenas de seus deuses, além de seu conteúdo ético universal e atemporal, a mitologia dos gregos antigos tem uma glória suprema: a ousadia de pensamento, que veio a ser a marca distintiva de sua filosofia e de sua concepção de mundo.
Quando o coro das Oceânides aflige-se diante do sofrimento ingente de Prometeu e, nos sagrados confins do Teatro, prorrompe-se em indignados lamentos: "Aprendemos a odiar os traidores!", e o traidor é ninguém menos que o supremo Zeus; ou, ainda, quando a palavra "traição" é empregada para qualificar o cumprimento das ordens do soberano dos deuses e dos homens, podemos perceber nitidamente o quão arrojado e corajoso é o pensamento que preside aos mitos gregos e quão cara lhes é a ideia de liberdade.





Prometeu, os Homens e Outros Mitos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Prometeu, os Homens e Outros Mitos (3)

ver mais
Cheio de preciosas lições e castigos inoportunos


A forma como Menelaos Stephanides reagrupa e conta os mitos nesse livro, o volume 02 da coleção de mitologia grega (helênica), é simples e completa ao mesmo tempo tornando a leitura rápida e agradável. Eu já conhecia vários dos mitos contidos nesse volume, mas foi um prazer revê-los na escrita fluída de Stephanides. O autor conta sobre as cinco idades dos homens, sobre o sacrifício de Prometeu, que era o grande protetor da humanidade, e o castigo hediondo que recebeu de Zeus por sua ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR