Prometeu, os Homens e Outros Mitos

Prometeu, os Homens e Outros Mitos Menelaos Stephanides

Resenhas -

Regis 15/10/2023

Cheio de preciosas lições e castigos inoportunos
A forma como Menelaos Stephanides reagrupa e conta os mitos nesse livro, o volume 02 da coleção de mitologia grega (helênica), é simples e completa ao mesmo tempo tornando a leitura rápida e agradável. Eu já conhecia vários dos mitos contidos nesse volume, mas foi um prazer revê-los na escrita fluída de Stephanides.

O autor conta sobre as cinco idades dos homens, sobre o sacrifício de Prometeu, que era o grande protetor da humanidade, e o castigo hediondo que recebeu de Zeus por sua magnanimidade; e segue relatando mitos muito conhecidos e outros menos, mas sempre de forma fluída e cativante.

O livro exemplifica mitos que possuem lições preciosas e castigos inoportunos que mostram: que viver não é sonhar, que a inteligência busca a utopia, a burrice a alienação e ambas podem causar o mal que assola a humanidade.

Esse é um livro simples, bem escrito,  rápido de ler e recheado de histórias que até os dias de hoje despertam a curiosidade e aguçam a imaginação de leitores e artistas, de todas as artes, que se inspiram nos mitos da antiguidade grega para moldar novas histórias, músicas, peças teatrais, filmes, pinturas e teorias que buscam explicar a motivação humana...

É uma ótima leitura, recomendo para todos!
HenryClerval 31/10/2023minha estante
Parabéns pela bela resenha. ?

Regis 31/10/2023minha estante
Você sempre lê minhas resenhas. Obrigada, Leandro. ??

HenryClerval 31/10/2023minha estante
Eu adoro acompanhar suas opiniões sobre os livros que lê, Régis.

Marcelo.Avila 21/10/2021

É como um colar de pérolas
O livro reúne histórias da Grécia antiga que serviam tanto para explicar a realidade do mundo e da vida aos gregos quanto para a edução das pessoas nas virtudes, um alerta para que o conhecimento que todos têm sobre o que é o bem e o mal seja utilizado na escolha do bem e no desprezo pelo que é degradante.
O autor mostra que essa escolha é imposta até mesmo aos deuses do Olimpo que, longe de serem absolutos morais, acabam por serem submetidos a eles.
A leitura dá uma explicação que nos ajuda a compreender como as 1.500 cidades-estado daquela região, mesmo sem um governo central, foram capazes de resistir à infortúnios como a invasão persa de Dario e Xerxes, mas incapazes de subsistir livres quando lutaram entre si, deixando de lado os valores que eram comuns aos gregos.
Cada mito é uma jóia que tem valor por si próprio, mas o conjunto consegue ter mais valor, e beleza, que teria a soma dos valores individuais de cada jóia.

Rafa 25/04/2021

Gostei mt
O livro é muito bom e interessante, os problema são a pouca fluidez (ou nenhuma) que tem no início até a metade do livro (que justifica a classificação de 4?) e dois erros de digitação que pode irritar alguém.