Ruas Salvador

Ruas Salvador Eder Muniz (org.)




PDF - Ruas Salvador


Este livro possui uma importância singular para o entendimento da arte urbana soteropolitana das três últimas décadas. A relevância se explica por apresentar uma abordagem abrangente e incluir, além de grafiteiros, pixadores entre os artistas selecionados neste recorte. Grafitti e pixação são práticas irmãs, advindas das mesmas derivas e do desejo de intervir e deixar uma marca nos muros das grandes cidades. Se hoje os murais de grafitti são considerados obras de arte e ocupam espaços em galerias, foram os pixadores que vieram antes e ladrilharam esse caminho, possibilitando que esse tipo de expressão artística existisse.
O livro buscou retratar a experiência de artistas soteropolitanos nas ruas da cidade. São relatos que narram sobre seus cotidianos, suas andanças, pinturas coletivas, abordagens policiais e outras situações. Por meio dessas narrativas, é possível compreender o modo como esses artistas interagem entre si e com o espaço público.
A arte de rua, especialmente quando desautorizada, é muito efêmera; não se sabe quanto tempo vai durar em um muro da cidade. Quem faz pixação e grafitti tem noção dessa efemeridade. Apagada a arte, ficam as histórias contadas por quem as viveu e os registros das obras, em fotos e vídeos. São essas narrativas em primeira pessoa que se entrelaçam, para contar sobre o cenário da arte urbana em Salvador dos anos 1990 a 2020.





Ruas Salvador

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Ruas Salvador (1)

ver mais
Olhe os muros!


Eu passei dias acompanhando a divulgação desse livro, comprei no dia do lançamento, fiquei mais outros dias esperando o momento para ir busca-lo na editora e passei longas horas o admirando quando já estava em casa prontinha para devora-lo. Eu nunca desejei tanto um livro e nunca adiei tanto a conclusão de uma leitura por não querer me afastar da pulsante vibração que ela emana... Ruas Salvador é pura vibração. É a agonia da Avenida Sete, é a ancestralidade do Pelourinho, é a beleza ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR