Santa Sofia

Santa Sofia angela abreu




PDF - santa sofia


Santa Sofia não era a única propriedade dos Bento. Donos de 32 fazendas, eles formavam um dos casais mais ricos e férteis de Minas Gerais, na metade do século XIX. Em 28 anos de casados, haviam gerado 26 filhos — esforço demais para uma só mulher, mesmo para a tinhosa e forte Sofia Bento, que “expira de tanto parir”. Com uma prosa refinada e sonora, no melhor estilo de Guimarães Rosa e Nélida Piñon, Angela Abreu conta, em Santa Sofia, a história dessa mulher um tanto santa, outro tanto diabólica.

Enquanto o corpo de Sofia é velado, recordações de traição, luxúria e dor vão se descortinando. É neste entrecorte da narrativa, neste fluxo de pensamento, que o leitor vai conhecendo a vida de uma mulher capaz de atos perversos e outros de extrema bondade, mas que a essa altura não pode mais se defender. Mas quem era, realmente, Sofia? Quem era aquela mulher capaz de obrigar a filha a se casar com um barão falido e tedioso e salvar da morte um filho bastardo do marido? Menina rica de berço, feia por natureza, decide tomar as rédeas de sua vida e casa-se com um tropeiro pobre, mas bonito. O amor estranho e velado entre os dois os aproxima e os repele durante os anos de casamento. Vivem afastados: ela cuidando dos filhos, ele trabalhando, ou na farra com as negrinhas.

Santa Sofia é uma bela história, poética; uma espécie de canto brotando de um imaginário interior de Minas Gerais, repleto de cenas trágicas, causos engraçados, sensualidade e aventura. Segundo romance da jornalista Angela Abreu, o livro alia cenários coloniais ao empolgante relato da saga de um clã mineiro.





Santa Sofia

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Santa Sofia (1)

ver mais


Esse livro foi uma surpresa para mim. Foi o primeiro que li da autora. E com certeza está no panteão dos meus preferidos. Um grande romance, narrativa muitíssimo bem construída, uma das personagens mais ricas e controversas de nossa literatura, no meu ponto de vista, cuja personalidade vai se delineando (ou não) de acordo com o ponto de vista das pessoas com quem conviveu. Muito bom mesmo!...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR