Sobrevivência dos vaga-lumes

Sobrevivência dos vaga-lumes Georges Didi-Huberman




PDF - Sobrevivência dos vaga-lumes


A partir do famoso Artigo dos Vaga-Lumes, escrito por Pier Paolo Pasolini em 1975, Didi-Huberman defende a sobrevivência da experiência e da imagem, em um texto que representa um grande guinada na história da arte. Sobrevivência de vaga-lumes analisa obra de Pasolini, estabelecendo conexões com o pensamento de outros intelectuais, especialmente o de Giorgio Agamben. Os vaga-lumes representam as diversas formas de resistência da cultura, do pensamento e do corpo diante das luzes ofuscantes do poder da política, da mídia e da mercadoria.

A visão apocalíptica de Pasolini, expressa em sua afirmativa “não existem mais seres humanos”, e a de Agamben, segundo o qual o homem contemporâneo está “desprovido de sua experiência”, constituem um dos eixos da discussão estabelecida por Didi-Huberman. O autor recorre ao trabalho de Walter Benjamim “Imagem Dialética” para demonstrar que a experiência ainda é possível no mundo contemporâneo.





Sobrevivência dos vaga-lumes

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Sobrevivência dos vaga-lumes (3)

ver mais
É possível sobreviver


DIDI-HUBEMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Editora UFMG, 2011. Falar de um tema ao tratar desse livro é algo complexo. Neste ensaio, o autor se lança numa análise sobre o célebre ?Artigo dos vaga-lumes? de Pasolini (1975), no qual Pasolini tenta compreender o papel das visualidades diante da iminência da extinção de várias espécies de vaga-lumes, traçando um paralelo entre a extinção e o avanço da retomada de um programa político baseado no fascismo. O autor nos propõe ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR