Um ano

Um ano Juan Emar




PDF - Um Ano


Expoente da literatura de vanguarda na América Latina que a Rocco apresenta pela primeira vez ao leitor brasileiro na coleção Otra Língua, Juan Emar foi considerado por Pablo Neruda o “Kafka chileno”. O argentino César Aira prefere aproximá-lo de certas correntes surrealistas. Independente de referências ou filiações, o autor parece desprezar os conceitos de realidade e identidade e criar um tempo único – e fascinante – em sua obra.

É isso que se vê em Um ano, o diário de um narrador anônimo feito de apenas 12 entradas, sempre no primeiro dia de cada mês. Os episódios – independentes entre si – vão se tornando mais absurdos à medida que a leitura avança e revelam uma imaginação desenfreada, numa prosa simples e funcional.





Um ano

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Um ano (2)

ver mais
Um ano divertidamente absurdo

Mas em Um Ano, nada é lugar-comum: ao se deparar com tamanho fato inusitado, o narrador simplesmente vai embora e não pensa mais no assunto. E assim começa o estranho diário de um ano na vida do protagonista, que escreve suas entradas a cada dia 01 de cada mês - com uma conclusão em 31 de dezembro, e que parece viver a sua divina comédia particular ao longo desses doze meses: sua vida comum, um purgatório em que frequentemente o personagem se diz "irado com Deus", ao passar por situaçõ...