Um Lugar Ao Sol

Um Lugar Ao Sol Erico Verissimo




PDF - Um Lugar Ao Sol


Um Lugar ao Sol retoma personagens de obras anteriores de Erico Verissimo, como Clarissa e Música ao longe. Essas narrativas, todas protagonizadas por Clarissa, estão, ao lado de O tempo e o vento, entre os textos de maior sucesso do escritor.
Depois que o pai foi assassinado a mando do prefeito de Jacarecanga e a família perdeu seu casarão, a jovem professora Clarissa se muda para Porto Alegre com a mãe e o primo Vasco. Primeiro eles se hospedam na pensão de tia Eufrasina (cenário de Clarissa); depois na casa da professora Fernanda (em Caminhos cruzados).

Enquanto Clarissa enfrenta precocemente a luta pela sobrevivência na cidade grande, Vasco se envolve com a boêmia local e conhece um estudante de medicina cujas atividades revolucionárias incitam a ira do Estado policial.

Publicado originalmente em 1936, Um lugar ao sol reflete os esforços de Erico para criar um romance que, segundo a personagem Fernanda, contenha “o mínimo de literatura e o máximo de verossimilhança”. Ou seja, pouco rebuscamento e muita verdade. Descrevendo “a cidade grande com seus dramas”, o escritor não é complacente ao fazer um retrato do espetáculo humano.

O resultado é uma dose alentada de vida, capturada em sua essência mais laboriosa e vibrante, por vezes negra, mas sempre profundamente emocionada.





Um Lugar Ao Sol

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Um Lugar Ao Sol (36)

ver mais


O lirismo de Veríssimo finalmente dá lugar a sua escrita mais realista, caucada na miséria e na praticidade que transformam o cotidiano simples em algo mais duro, mais queimado de sol. Essa obra não deve ser encarada como algo pessimista, apesar de retomar os personagens Vasco, Clarissa e Dona Clemência de obras posteriores - Clarissa e Música ao Longe nunca foram referidos como uma trilogia pelo autor - é nítida a ideia do autor de sobrepôr as fantasias da juventude com a dureza da...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR