Upaniṣadas

Upaniṣadas Anônimo




PDF - Upaniṣadas


Obras centrais do cânone védico, as Upaniṣadas tiveram e ainda têm enorme influência na literatura e na cultura indianas, cumprindo papel fundamental na formação das tradições religiosas e filosóficas da Índia, tais como o budismo, o jainismo e, especialmente, as várias vertentes do hinduísmo.

Estes doze textos fundamentais fornecem conceitos centrais que serão retomados e reinterpretados pelas diversas escolas filosóficas indianas, tais como ātman e brahman, puruṣa e prakr̥ti. A doutrina do renascimento, a lei do karman, as técnicas de libertação do ciclo de renascimentos, o ascetismo e a mortificação do corpo e muitos outros temas estão presentes aqui.

Esta é a primeira tradução das doze Upaniṣadas mais antigas diretamente do sânscrito para o português; baseia-se no texto sânscrito editado por Patrick Olivelle – filólogo e especialista em literatura sânscrita da Universidade do Texas –, que restabeleceu os textos originais recuperando os testemunhos dos comentadores antigos.

As Upaniṣadas são obras essenciais para o entendimento da filosofia e da literatura orientais.

A tradução, a introdução e as notas são do Prof. Adriano Aprigliano – Doutor em Letras, com Pós-doutorado em Letras Orientais pela USP, com ênfase em gramática sânscrita e pensamento linguístico na Índia Antiga –, que buscou preservar os aspectos técnicos, bem como a qualidade estética da linguagem dos textos originais.





Upaniṣadas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Upaniṣadas (3)

ver mais
Livro de religião sendo religioso.


Livro fundamental da cultura indiana e que influenciou, direta ou indiretamente, o resto do mundo. Dá pra ver a influência em outras religiões e até pra suspeitar que serviu de inspiração para a teoria da caverna de Platão.. É mais uma prova de que o homem sempre tentou compreender o desconhecido. E também, de que como não o sabia explicar, inventou... Entretanto, se algumas passagens servem para refletir, outras nos fazem pensar como é possível fundar toda uma cultura nestas coisas...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR