Upaniṣadas

Upaniṣadas Anônimo

Resenhas - Upaniṣadas

13marcioricardo 03/07/2023

Livro de religião sendo religioso.
Livro fundamental da cultura indiana e que influenciou, direta ou indiretamente, o resto do mundo.

Dá pra ver a influência em outras religiões e até pra suspeitar que serviu de inspiração para a teoria da caverna de Platão..

É mais uma prova de que o homem sempre tentou compreender o desconhecido. E também, de que como não o sabia explicar, inventou...

Entretanto, se algumas passagens servem para refletir, outras nos fazem pensar como é possível fundar toda uma cultura nestas coisas.

Na pág 116 existe uma apologia ao estupro. Talvez isso ajude a explicar a ainda situação primitiva da mulher na Índia, em pleno 2023.

Dilson Vargas Peixoto 22/09/2022

Uma profundidade excepcional!
Esse é a essência, se não síntese, dos Vedas. Em uma ótima tradução, com essa obra é possível entender o pensamento e parte dos ritos dos brahmanes, bem como a base da crença na reencarnação, karma, dharma e nos aspectos da divindade (dentre os quais está a noção difundida no ocidente de "deus interior').
Aviso que não é um livro para apressados. É daqueles para ler com calma, com muita atenção e aos poucos; em muitas partes é necessária uma meditação de suas palavras.

Israel 31/12/2021

Leitura fundamental para os hinduistas.
Ótima edição. A apresentação do tema é muito bem explicada e gera curiosidade em ler a obra.
Precisarei reler, pois achei muitas partes difíceis de entender, porque o tradutor tentou ser o mais fiel possível ao texto original, fazendo com que seja necessário mais embasamento nessa cultura, para o total entendimento. De qualquer forma é um livro muito interessante e que não possuía nenhuma tradução física para o português (que eu saiba).