Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...




PDF - Úrsula


Durante uma exaustiva viagem pelo cerrado brasileiro, um jovem cavaleiro se acidenta. é encontrado por um negro escravizado que generosamente o resgata e o leva sobre os ombros até a propriedade mais próxima. Além deste laço improvável, outra ligação se forma: entre o cavaleiro convalescente e a bela Úrsula, moradora da casa a que ele foi levado para repousar.

Combinando esse enredo ultrarromântico com uma abordagem crítica à escravidão, Maria Firmina dos Reis compõe Úrsula, um dos primeiros romances brasileiros de autoria feminina. Por dar voz e agência a personagens escravizados, é vista como a obra inaugural da literatura afro-brasileira. Publicado em 1859, Úrsula foi o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher. Abolicionista, a autora desafiou a sociedade fortemente escravocrata de sua época. Um dos expoentes do romantismo brasileiro, a obra ganhou destaque recentemente depois de mais de um século de apagamento no meio literário.





Úrsula

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Úrsula (5)

ver mais
Eu descobri quais foram AS PRIMEIRAS MULHERES QUE PUBLICARAM LIVROS e vou te falar sobre elas

Eu descobri quais foram AS PRIMEIRAS MULHERES QUE

Úrsula, Maria Firmina dos Reis (+ tour edição Antofágica) | RESENHA

Úrsula, Maria Firmina dos Reis (+ tour edição Anto

Livro: Úrsula de Maria Firmina dos Reis

Livro: Úrsula de Maria Firmina dos Reis

ÚRSULA ? de Maria Firmina dos Reis

ÚRSULA ? de Maria Firmina dos Reis


Resenhas para Úrsula (692)

ver mais
A ficção que não se apaga

O romance necessário. Creio que essa seja a melhor definição para quem pergunta por que se deve ler Maria Firmina dos Reis. Pelo menos foi assim que pensei quando terminei a última página do livro. Não é à toa que “Úrsula” tem hoje a posição que lhe foi negada em seu tempo. Maria Firmina, mulher, negra e educadora, não teve vez no mundo literário - e na sociedade - extremamente racista e machista em que viveu. Entrou no portal do esquecimento e de lá foi resgatada muitos anos depo...