Vida e época de Michael K

Vida e época de Michael K J. M. Coetzee




PDF - Vida e época de Michael K.


Negro, pobre, feio e sem ninguém no mundo - sua mãe acaba de morrer -, Michael K vaga pela África do Sul convulsionada pela guerra civil. Obrigado a esconder-se da polícia, ele vive à deriva em estradas, fazendas abandonadas, cavernas ou num campo de trabalhos forçados.

Michael K alimenta-se de raízes, insetos e, excepcionalmente, de um cabrito que consegue afogar num açude. Dorme em abrigos improvisados ou ao relento e supera a tontura, a ânsia e a letargia. Preso pelo exército, sucumbe às atividades físicas que seu corpo esquálido é incapaz de suportar. Mesmo assim, foge.

Pouco a pouco, vai se destituindo dos elementos que o ligam ao mundo exterior, até ver-se reduzido a uma existência em que a realidade parece escorrer-lhe pelos poros. A certa altura, o narrador do livro conclui: Um homem tem de viver de modo a não deixar sinal da sua vida. Foi a isso que se chegou.

Há, contudo, mais que a nota pessimista no processo de animalização por que passa o protagonista. Sua trajetória permite supor que o contato direto com o mundo em volta não apenas contribui para o desenvolvimento de uma vida interior, como parece o único refúgio possível num tempo dominado pela irracionalidade e pela barbárie.





Vida e época de Michael K

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Vida e época de Michael K (2)

ver mais
LANÇAMENTOS DE LIVROS | SETEMBRO 2023 | Ana Carolina Wagner

LANÇAMENTOS DE LIVROS | SETEMBRO 2023 | Ana Caroli

Meu Primeiro J. M. Coetzee - Já leu? | Vida e Época de Michael K/ O Cio da Terra

Meu Primeiro J. M. Coetzee - Já leu? | Vida e Époc


Resenhas para Vida e época de Michael K (7)

ver mais
Feliz Ano Novo Michael K. Para sempre.


J. M. Coetzee tem um estilo seco, contido e profundo ao mesmo tempo. Um Graciliano Ramos de uma outra era. Sua sobriedade e economia fazem-no certeiro no que interessa: revelar o íntimo de um personagem, quase sempre em queda ou a caminho de um encontro consigo mesmo. É assim no brilhante e tocante romance "Vida e Época de Michael K." A vida não sorriu para o nosso Michael, e nem por isso ele ficou prostrado "no trono de um apartamento/Com a boca escancarada/Cheia de dentes/Esper...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR